Ao apoiar as exportações do setor de bens de capital, a Apex-Brasil atua em um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira. Suprindo o parque industrial brasileiro, plenamente consolidado e diversificado, o setor de máquinas e equipamentos se destaca como a “fábrica de fábricas”, garantindo o pleno funcionamento e crescimento da base industrial brasileira.
O setor de máquinas e equipamentos, integrando as cadeias de valores que compõem a diversidade da oferta brasileira, habilita-se a ocupar espaço no mercado externo, onde enfrenta tanto a competição dos países mais desenvolvidos no campo da qualidade e tradição industrial, como dos países em fase inicial de industrialização, capazes de praticar preços extremamente competitivos, graças ao baixo custo de seus insumos e de mão de obra.
A destacada posição do Brasil no mercado mundial de commodities agrícolas garante aos fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas posição de destaque como fornecedores para os mercados mais diversos como o africano e o asiático, assim como para tradicionais produtores de grãos como os Estados Unidos.
O prestígio internacional de empresas brasileiras, como a Embraer - terceira no ranking mundial de fabricantes de equipamentos de transporte aéreo regional – e a Vale, que lidera o setor mundial de extração e transporte de minério a longa distância, avalizam a oferta brasileira de partes, peças e serviços para a indústria aeronáutica e de equipamentos pesados para o setor da mineração.
Os casos citados nos exemplos acima se multiplicam e justificam o sucesso das exportações de bens de capital para uma larga gama de setores industriais, como o de alimentos, artigos de moda, indústria metalúrgica, eletroeletrônica etc. Entre os países destinatários das exportações podem ser citados Estados Unidos, Alemanha e Japão, além de Angola na África, e vizinhos na América do Sul, onde se destacam Colômbia e Argentina.
Saiba mais sobre os setores atendidos pela Apex-Brasil.