• Home
  • > INVESTIMENTO
  • > Financiamento

Financiamento

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um banco estatal que atua como instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro. O objetivo do BNDES é promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, incentivando a geração de empregos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das desigualdades sociais e regionais no país.

 

O BNDES é o principal agente de financiamento para desenvolvimento no Brasil. Desde a sua fundação em 1952, o BNDES tem desempenhado um papel fundamental em estimular a expansão da indústria e da infraestrutura no país. Ao longo da história do Banco, suas operações vêm evoluindo de acordo com os desafios socioeconômicos. Elas agora incluem incentivo a exportações, inovação tecnológica, desenvolvimento socioambiental sustentável e para a modernização da administração pública.

 

O Banco oferece diversos mecanismos de apoio financeiro a empresas privadas de todos os portes, que tenham sede e administração no Brasil, bem como a empreendedores individuais, possibilitando investimentos em todos os setores econômicos. Ao analisar se fornecerá apoio financeiro a uma empresa ou projeto, o BNDES destaca três fatores que considera estratégicos: inovação, desenvolvimento local e desenvolvimento socioambiental.

 

O BNDES pode fornecer apoio financeiro a empresas estabelecidas no Brasil por meio de três mecanismos:

 

Financiamento – destinado a projetos de investimento, compras pontuais de maquinário e equipamentos novos, exportações de maquinário, equipamentos brasileiros e serviços no Brasil e aquisição de bens e insumos de produção. As modalidades de financiamento são divididas em produtos, de acordo com a finalidade do empreendimento. Estes produtos definem as regras gerais de condições financeiras aplicáveis e os procedimentos operacionais para o financiamento. Alguns produtos são considerados linhas de financiamento, visando a determinados clientes, setores e empreendimentos e, portanto, têm regras mais específicas. Entre os produtos do Banco há o BNDES Project Finance, destinada à estruturação financeira de projetos de investimento, fundamentado contratualmente pelo fluxo de caixa do projeto. Ativos e recebíveis (asset-backed) podem servir como garantias para o mesmo projeto. Além disso, o BNDES oferece programas de financiamento de natureza temporária, focados em um segmento econômico específico. O Banco também administra alguns fundos, que são recursos para incentivar setores de atividade específicos.

 

Fundos Não-reembolsáveis - investimentos de natureza social, cultural (educacional e pesquisa), ambiental, científica ou tecnológica, que não precisam ser restituídos ao BNDES.

 

Subscrição de Valores Mobiliários – o BNDES pode participar como subscritor de valores mobiliários, tais como ações, debêntures simples, debentures conversíveis, bônus de subscrição, opções e outros produtos derivativos, além de participação em fundos de investimento em direitos creditórios recebíveis (FIDC) – em companhias de capital aberto, em emissões públicas ou privadas, ou em sociedades que possam aderir ao mercado de capitais no curto ou médio prazo, por meio de emissão privada. Em alguns casos específicos, o apoio financeiro pode ser dado de modo misto, por meio de financiamento para parte de um projeto e pela subscrição de valores mobiliários para outra parte do mesmo projeto.

 

Além do BNDES, diversos bancos comerciais internacionais, nacionais e regionais operam no Brasil, fornecendo linhas de financiamento para empresas e investidores. A maioria destes bancos faz parte da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em www.febraban.org.br