TECNOLOGIA BRASILEIRA DESEMBARCA NO MÉXICO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA



TECNOLOGIA BRASILEIRA DESEMBARCA NO MÉXICO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

A Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) chega ao México nesta segunda-feira, 21 de maio, com 40 empresas de setores tecnológicos, maquinário e equipamentos prontas para negociar com empresas mexicanas e atém estabelecer operações no país. A missão Brasil Tecnológico 2018 passará pela Cidade do México e também por Monterrey. A expectativa da Agência é que as empresas realizem US$ 61 milhões em negócios.

Participam da ação empresas de setores como Máquinas & Equipamentos; Equipamentos Médico-Odontológicos; Tecnologia da Informação; Fármacos e Químicos; Telecomunicações; Eletroeletrônicos; Sucroalcooleiro; Autopeças; Plásticos e Defesa. O México foi escolhido como destino do Brasil Tecnológico a partir de estudos feitos pela Apex-Brasil com apoio da Embaixada do Brasil no país, que identificou que os números do comércio entre o Brasil e o México continuam muito aquém do que se poderia esperar das relações econômicas entre as duas maiores economias da América Latina. Apesar de 72% da pauta exportadora brasileira estar concentrada em produtos de médio-alto valor agregado, o México é apenas o 8o destino das vendas externas do Brasil, o que nos demonstra espaço e oportunidade para ampliar a corrente comercial entre as duas nações.

"Brasil e México têm enfatizado a importância de aprofundar a relação comercial e de investimentos. Em pauta, há discussões sobre acesso a mercados e regras de origem, bem como negociações sobre facilitação de comércio, serviços e investimentos, medidas sanitárias e fitossanitárias, compras governamentais, barreiras técnicas ao comércio, propriedade intelectual, coerência regulatória, política de concorrência e defesa comercial. Temos claro que as relações econômicas bilaterais não são condizentes com o tamanho e a diversidade econômica dos dois países", destaca a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim.

A missão Brasil Tecnológico será aberta por um seminário quem abordará temas como indústria 4.0, e-commerce, internet das coisas, agritech, oportunidades de negócios e internacionalização ao México, acordos comerciais e logística. Na terça-feira, 22, acontecerá uma rodada de negócios na Cidade do México e no dia seguinte, 23, os empresários brasileiros terão a oportunidade de visitar empresas mexicanas para encontrar os contatos comerciais que não puderam comparecer a rodada de negócios. Já em Monterrey, no dia 24 de maio, está previsto um café da manhã de relacionamento com empresários locais, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado de Nuevo León. A agenda na cidade será complementada com visitas externas, para otimizar o tempo de permanência na cidade.

Na delegação brasileira destacam-se empresas como a Marchesan, maior fabricante de implementos e máquinas agrícolas da América Latina, que possui extensa linha de produtos para o agronegócio e tecnologias para agricultura de precisão; Atualmente, a empresa exporta para mais e 50 países e o México é um dos principais destinos; a TOTVS, empresa já internacionalizada e operando no México desde 2013, especialista no desenvolvimento de soluções de negócios (softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria) para players de todos os portes; a Thermoval, maior empresa brasileira de Válvulas Solenoide e que também produz peças injetadas e moldes de injeção plástica; e a Intelbrás, fabricante de produtos de telecomunicações, redes e segurança eletrônica, como painéis de alarme, sensores de presença, controles de acesso, fechaduras digitais, vídeo-porteiros, entre outras soluções condominiais.

SERVIÇO
Brasil Tecnológico 2018
Etapa Cidade do México – 21 a 23 de maio
Etapa Monterrey – 23 a 25 de maio