O QUE HÁ DE NOVO NO MERCADO DE INGREDIENTES?



O QUE HÁ DE NOVO NO MERCADO DE INGREDIENTES?

A Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, apresentou novos dados da indústria de ingredientes. Segundo a pesquisa, em 2016, a indústria continuou a progredir nas regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio e África, as únicas regiões, inclusive que apresentaram crescimento acima de 1% em comparação com 2015. Juntas, essas regiões passaram a representar 42% – comparado com 37% no ano anterior – do mercado global de ingredientes. Por outro lado, regiões mais desenvolvidas se mantiveram estagnadas: a Europa Ocidental viu um declínio de 0,3% (ou mais de 300mil toneladas) no consumo de ingredientes entre 2015 e 2016.

 

Nota: A figura acima exclui dados da categoria de commodities 

 

Mudanças sutis impulsionadas pela tendência de clean label 
A tendência de clean label se mantém relevante em ingredientes de alimentos e bebidas à medida que os consumidores exigem dos fabricantes mais simplicidade nos produtos. O volume de ingredientes consumidos indica que os colorantes e realçadores de sabores artificiais – que apresentaram um declínio de venda de 1% entre 2015 e 2016 – estão cada vez mais ameaçados pelos colorantes e realçadores naturais. Os ingredientes malignos – como BHA, bht e benzoatos – também apresentaram declínio. 

E essa tendência deverá ganhar novos produtos “sem aditivos” ou “minimamente processado” no futuro próximo.  Assim como foi visto em 2016, as reinvindicações dos produtos significam uma preocupação maior com o processo de produção como um todo; e os fabricantes precisarão reavaliar sua cadeira inteira de processos para garantir que possam realmente respaldar essas reinvindicações que fazem se quiserem evitar problemas com consumidores. 

O potencial do pão é explorado por fornecedores de proteínas 
Em 2016, observou-se um aumento global do uso de proteínas nos produtos dentro da categoria de pães, indicando uma maior experimentação com ingredientes e o afastamento do segmento mais tradicional – que se manteve relativamente sem mudanças nos últimos anos. 

O uso da proteína whey concentrada em pães cresceu 16% entre 2015 e 2016 – maior crescimento entre todas os ingredientes nessa categoria de produto. “Outras proteínas” – que inclui outros ingredientes não explicitamente mensurados pela Euromonitor, como proteínas à base de algas, arroz e aveia – também apresentaram um bom desempenho, crescendo 15% no mesmo período. Embora seja necessário reconhecer que essas taxas de crescimento venham de uma base pequena (com whey e ‘outras proteínas’ movimentando apenas 6,266 toneladas na categoria de pães ao redor do mundo), isso indica que os fabricantes de pães estão reconhecendo o interesse do consumidor pelas proteínas e sua disposição em experimentar novos produtos que desafiam as formulações padrões. Considerando que a categoria de pães é a segunda maior dentro de alimentos embalados (atrás somente dos lácteos), a penetração da proteína é, nesse momento, menos “modinha” e mais essencial. 

Para saber mais sobre esses e outros destaques da nova pesquisa de Ingredientes da Euromonitor, acesse: What is the New Ingredients Data Telling Us?

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 210 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores. A Euromonitor International tem sede em Londres, com escritórios regionais em Chicago, Sao Paulo, Cingapura, Xangai, Vilnius, Santiago, Dubai, Cidade do Cabo, Tóquio, Sidney e Bangalore, e possui uma rede de mais de 800 analistas em todo o mundo. Conheça nossos serviços www.euromonitor.com