MISSÃO IRÁ À ITÁLIA PROMOVER EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS



MISSÃO IRÁ À ITÁLIA PROMOVER EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

 

Entre os dias 5 e 12 de setembro cerca de 15 empresários, representando 12 empresas, irão conhecer de perto o panorama do mercado italiano e europeu, além de avaliar as tendências de consumo para os setores agroalimentar, metal mecânico, energias renováveis, biotecnologia, tecnologia da informação e cosméticos. Eles serão liderados pelo presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf. A missão faz parte de um convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para promover as exportações brasileiras.

 

Os empresários também participarão da Expo Milão, que, neste ano, tem como tema “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”. Durante a programação ainda estão previstas visitas técnicas a representantes de cadeias de distribuição, centros de pesquisas e parques tecnológicos em diferentes regiões da Itália e seminário técnico com foco em regulamentações e adequações necessárias para acessar o mercado italiano.

 

Comércio bilateral

 

Em 2014, o Brasil ocupou a 24ª posição no ranking de origem das importações da Itália. As exportações brasileiras para o país se concentraram em minérios (15,7%), pastas de madeira (14,9%) e café, chá, mate e especiarias (13,8%).

 

As importações brasileiras de origem italiana foram principalmente de máquinas mecânicas, aparelhos e instrumentos mecânicos (35,8%), automóveis e tratores (8,5%), máquinas elétricas (8,3%) e farmacêuticos (7,3%), ocupando a 17ª mercado de destino das exportações italianas.