FN PLATFORM DEVE GERAR MAIS DE US$ MI PARA CALÇADISTAS



FN PLATFORM DEVE GERAR MAIS DE US$ MI PARA CALÇADISTAS

A maior feira de calçados dos Estados Unidos, a FN Platform, realizada entre 14 e 16 de agosto, em Las Vegas, deve gerar US$ 6,3 milhões em negócios decorrentes da participação de 31 marcas brasileiras. O número consta no relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), viabilizou a ação. 
 
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, in loco, foram comercializados 160 mil pares que geraram US$ 2 milhões, 35% mais do que na feira do ano passado. Para Letícia, os resultados acima dos da edição de agosto de 2016 mostram um amadurecimento das marcas brasileiras no mercado norte-americano. "Apesar da queda nas exportações dos calçados brasileiros para os Estados Unidos (de 7,7% de janeiro a julho no comparativo com igual período de 2016) este ainda é o principal destino dos nossos embarques. O resultado positivo na feira demonstra que, com persistência, as marcas que seguem investindo estão colhendo resultados cada vez mais expressivos", destaca a coordenadora, acrescentando que hoje e amanhã (17 e 18) a equipe da Abicalçados fará uma agenda em Nova Iorque com o intuito de prospectar novas oportunidades de inserção das marcas brasileiras no país. 
 
Resultados
Depois de cinco anos, a Werner retornou à FN Platform já com ótimos resultados. A empresa conseguiu reabrir o mercado da Arábia Saudita com marca própria e fez contatos importantes nos Estados Unidos, tanto com butiques quanto com grandes lojas de departamento. "A feira nos deu a oportunidade de retomar contatos e apresentar a nossa marca nesse mercado”, avalia Isaque Weber, gerente de exportação da Werner. 
 
Em sua terceira edição na mostra, a Klin saiu satisfeita com os resultados. De acordo com Leandro Camargo, gerente de exportação da marca, a movimentação foi maior nessa edição. "Recebemos compradores de diferentes países, como Filipinas, Japão e Canadá, e vemos isso com bons olhos", conta. 
 
Mercado
Segundo maior mercado mundial do setor de calçados, com mais de 2,4 bilhões de pares consumidos no ano passado, os Estados Unidos são o principal destino do produto brasileiro desde os primeiros embarques. No ano passado, os varejistas norte-americanos compraram US$ 221 milhões em calçados brasileiros, 15% mais do que em 2015.
 
Participaram da FN Platform as marcas Rider, Grendha, Zaxy, Cartago, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Shoetherapy, Carrano, Malu, Território Nacional, Vicenza, Guilhermina, Sollu, Klin, Freeway Easywear, Kidy, Bibi, Piccadilly, So.Si, Capelli Rossi, Bottero, Verofatto, Viviar Shoes, Werner, Amazonas, Lynd e Opananken Antistress.
 
 
Sobre o Brazilian Footwear:

Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear
 
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Conheça: www.apexbrasil.com.br.