EDITORAS BRASILEIRAS SE PREPARAM PARA A FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH



EDITORAS BRASILEIRAS SE PREPARAM PARA A FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH

A Feira Internacional do Livro de Sharjah acontece entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro e conta com a presença de oito editoras brasileiras: Boitempo Editorial, Callis Editora, Ciranda Cultural, Cortez Editora, Faro Editorial, Girassol Brasil, SENAI – SP e Sesi-SP.  De acordo com a organização do evento, mais de 1,6 milhões de títulos serão apresentados por 1.874 editores de 77 países.

As empresas brasileiras participarão de reuniões de negócios durante o evento com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Recentemente o Emirado foi convidado de honra da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e lançou 40 obras árabes traduzidas para o português. Além disso, os editores de Sharjah participaram da 1ª Jornada Profissional da Bienal do Livro, que contou com reuniões de negócios entre 58 profissionais do mercado editorial nacional e internacionais. O evento de matchmaking gerou US$ 735.900 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.

“As relações entre o Brasil e os países árabes se estreitaram bastante durante todo o processo que levou Sharjah a ser o convidado de honra na Bienal do Livro de São Paulo. A Jornada Profissional foi um sucesso e os editores internacionais tiveram a oportunidade conhecer melhor a literatura brasileira contemporânea. O caminho está aberto e essa é uma ótima oportunidade para os profissionais se reencontrarem e fecharem novos negócios”, afirma Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.

Erivan Gomes é assessor internacional da Cortez Editora e participa da Feira Internacional do Livro de Sharjah pela segunda vez. “A minha expectativa para o evento é grande, porque é uma feira que apresenta propostas interessantes para profissionais de qualquer parte do mundo. A presença dos editores árabes na Bienal do Livro teve um impacto muito bom. Eles visitaram estandes brasileiros e puderam se espelhar em projetos editorais nacionais. Retornar para Sharjah depois disso é ótimo, porque agora eles enxergam a qualidade e o potencial do mercado literário brasileiro com mais clareza”, disse.

A Feira Internacional do Livro de Sharjah é a terceira maior mostra de livros do mundo. O evento é realizado há 36 anos por Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, terceiro maior emirado dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, o país foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Capital Mundial do livro de 2019.

O Brazilian Publishers conversou com o presidente da Autoridade do Livro de Sharjah, Ahmed Al Ameri, sobre as relações do Brasil com o Emirado. Saiba mais aqui.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.