EDITAL ESTIMULA PARCERIA BRASIL-FRANÇA



EDITAL ESTIMULA PARCERIA BRASIL-FRANÇA

 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) abriu um edital para estimular parcerias de pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e francesas para que o trabalho conjunto leve à criação de novas tecnologias. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, que deverá desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização no mercado doméstico e/ou global. Os interessados em participar podem inscrever projetos voltados para os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Biotecnologia, Saúde, Energia, Petróleo e Gás e Cosméticos.

 

O prazo para inscrição de projetos é longo, vai até 30 outubro de 2016. Para participar do edital, as empresas devem previamente negociar o projeto de P&D com seu parceiro e definir como será a divisão das tarefas e dos resultados que forem obtidos com a pesquisa, tanto em termos de propriedade intelectual quanto da produção e comercialização em si. Empresas que ainda não possuem um parceiro na França poderão se cadastrar no website do projeto (www.brasilfranca.mdic.gov.br), onde integrarão um banco de dados de potenciais parceiros, e poderão buscar uma empresa francesa para desenvolver um projeto conjunto.

 

Também poderão entrar em contato diretamente com a coordenação do programa no MDIC, pelo e-mail brasilfranca@mdic.gov.br, que oferecerá apoio para essa busca de parceiros. O MDIC alerta para não deixar a inscrição para o final do prazo, considerando que os projetos serão avaliados à medida em que forem submetidos. Ambas as partes deverão preencher um formulário de cooperação, disponível no website.

 

Fomento

Os projetos apresentados pelas empresas são avaliados por um Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria de Inovação do MDIC e por sua contraparte francesa. Uma vez aprovados por ambos os lados (Brasil e França), os projetos estarão aptos a receber recursos das agências de fomento dos dois países – no caso do Brasil, do BNDES e de outras instituições governamentais de fomento.

 

A cooperação internacional para inovação é uma das prioridades da Secretaria de Inovação do MDIC por ser uma ferramenta que permite alcançar vários objetivos, como aumentar o investimento do setor privado em inovação e inserir empresas brasileiras em cadeias globais de valor. Além disso, ao participar do programa, as empresas brasileiras têm acesso a novas tecnologias e novos conhecimentos, maior facilidade para abrir novos mercados e até mesmo para exportar para terceiros com o novo produto ou serviço desenvolvido. 

 

Mais informações:

Projeto de Cooperação Tecnológica Brasil-França

www.brasilfranca.mdic.gov.br

brasilfranca@mdic.gov.br