CRIATIVIDADE SERÁ DESTAQUE NA MOSTRA BE BRASIL EM MILÃO



​​​​​Um panorama do design contemporâneo brasileiro estará exposto na Universidade de Milão, de 4 a 9 de abril, durante a Semana de Design de Milão. Peças de 60 empresas brasileiras vão compor a mostra Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reunindo desde criações artesanais até a produção realizada em sintonia entre designers e grandes indústrias.

A exposição Be Brasil vai apresentar produtos que destacam os principais atributos do design brasileiro: criatividade, inovação e sustentabilidade. Uma mistura de criações de designers já reconhecidos em premiações internacionais e peças de novos talentos estará representando a indústria brasileira de mobiliário, iluminação, rochas e cerâmicas.

O cuidado com a sustentabilidade, por exemplo, está presente no uso de madeiras de fontes certificadas e peças que associam diversos materiais recicláveis, que trabalhados de forma inusitada, comporão uma narrativa do design brasileiro.

As empresas vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais, onde terão a oportunidade de negociar seus produtos. Outro ponto alto do evento será o seminário Be Brasil Talks, onde designers brasileiros vão falar sobre sua experiência na criação de produtos para o mercado internacional.

A exposição ainda faz uma homenagem a dois dos maiores expoentes do design no Brasil, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão, criadores de conceitos singulares de arte, nomes que fizeram escola e influenciaram gerações.

O projeto cenográfico inclui um espaço inicial de descompressão, criando um ambiente de imersão no Brasil, revestido de espelhos que refletem as colunas do Palácio da Alvorada, de autoria de Oscar Niemeyer, e paredes com desenhos de azulejos impressos de Athos Bulcão, característicos da arquitetura moderna brasileira, reconhecida internacionalmente.

A mostra Be Brasil faz parte do evento Interni Material Immaterial, do Fuorisalone, programação paralela ao Salão do Móvel de Milão (ISaloni). Outras cinco empresas brasileiras participam de forma individual do ISaloni.

A ação é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimovel), Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimoveis), Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), Brazil S/A, e com a exposição Rio+Design.