BRASIL TRADE SUPERA META E NEGOCIA MAIS DE US$12mi EM RECIFE



BRASIL TRADE SUPERA META E NEGOCIA MAIS DE US$12mi EM RECIFE

As rodadas de negócios da Oficina Brasil Trade, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nos dias 16 e 17 de novembro, em Recife, superou com folga a previsão de US$ 3 milhões em exportações. Ao final da ação, as empresas brasileiras negociaram mais de US$ 12,8 milhões, somando negócios fechados no evento e a projeção para 12 meses, prazo ordinário em negociações internacionais.

 

“É um resultado muito expressivo que demonstra a força das empresas de Pernambuco e do preparo empresarial realizado pela Apex-Brasil, pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e outros parceiros locais”, celebra o coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil, Rafael Prado. Foram realizadas 223 reuniões entre 60 empresas pernambucanas, oito comerciais exportadoras e quatro compradores internacionais. A agenda focada na exportação realizada em Recife incluiu ainda o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) de Pernambuco, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

 

O PNCE tem como objetivo aumentar o número de empresas pernambucanas exportadoras e integra o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo Governo Federal em junho deste ano. O PNCE, que também atenderá outros estados brasileiros, vai trabalhar inicialmente com 250 empresas de pequeno e médio portes em Pernambuco, que terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços, consultoria de inteligência comercial (que avalia em quais mercados aquele produto ou serviço tem potencial de venda), rodadas de negócios com compradores estrangeiros e participação em missões comerciais.

"O PNCE é uma ferramenta muito importante no fomento da cultura exportadora no estado. Pernambuco já é um importante entreposto regional e pode aumentar, e muito, suas vendas para outros países, bem como dobrar o número de empresas exportadoras”, disse o ministro Armando Monteiro. O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – e já foi lançado em São Paulo e Minas Gerais.

 

Além disso, conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão. Até o final de 2016, empresas de todos os estados brasileiros serão beneficiadas com as ações do PNCE. Os setores contemplados pelo PNCE em Pernambuco abrangem artefatos de couro, bebidas, joias e biojoias, metalmecânico, higiene e limpeza, alimentos, borracha e plástico, farmoquímicos (dermocosméticos), biotecnológicos, vestuários e acessórios, TI e economia criativa.

 

"Há um espaço que o comércio exterior nos oferece para o Brasil ampliar as exportações e com isso gerar mais empregos e oportunidades aqui. E Pernambuco pode muito bem aproveitar esta oportunidade e ampliar muito as exportações. Vamos mobilizar as empresas, informar, capacitar, treinar e mostrar que esse canal externo não é tão inacessível como alguns pensam. Muitos acham que é complicado exportar. O PNCE vai mostrar que não é complicado e que a exportação traz muitos benefícios", explicou o ministro.

 

Em Pernambuco, o programa conta com o apoio de 20 parceiros – entre regionais e nacionais – como os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); das Relações Exteriores (MRE); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Fiepe; o Governo do Estado (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADDIPER); Apex-Brasil; Sebrae, ABDI; Correios; Banco do Brasil e Caixa Econômica.