BRASIL LEVA 20 EMPRESAS PARA O GARTNER SYMPOSIUM/ITXPO



BRASIL LEVA 20 EMPRESAS PARA O GARTNER SYMPOSIUM/ITXPO

 

 

São Paulo, xx de outubro de 2015 – Pelo 12° ano consecutivo o Brasil estará presente com um pavilhão próprio no Gartner Symposium/ITXPO, considerado o maior e o mais importante encontro anual de chief information officers (CIOs) e de líderes da indústria de TI no mercado norte-americano. De 4 a 8 de outubro, em Orlando, na Flórida, 20 empresas brasileiras participarão desta importante vitrine de TI. Mais de 8.500 CIOs e executivos de TI estarão reunidos neste encontro buscando os insights, as ferramentas e as soluções que necessitam para validar suas estratégias de TI e, assim, garantir o sucesso de suas organizações.

 

A ação integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Contando atualmente com mais de 160 companhias associadas, seu objetivo é fomentar novas oportunidades de negócios no mercado internacional e fortalecer a imagem de competência da indústria nacional de software e serviços de TI, identificada no exterior pela marca Brasil IT+.

 

O portfolio que o Brasil levará para a mostra é bastante aderente ao tema central do evento – “À Altura do Desafio” (Rise to the Challenge) – contemplando desde aplicações de segurança, mobilidade, colaboração, design thinking, big data analytics e dashboards, recursos humanos, telecomunicações, Business Process Management (BPM) e gerenciamento de identidades até serviços de outsourcing.

 

Integram o Pavilhão Brasil IT+ no Gartner Symposium/ITXPO 2015 as empresas Actminds, Apdata, Aurus Software, Ícaro Technologies, Ilegra, MC1Navita, Resource IT, Siena Idea, Sikur, Stefanini e TokenLab. A Prime Systems está presente pela primeira vez ao evento com um estande no espaço dedicado às Tecnologias Emergentes.

 

“Maior mercado consumidor de TI do mundo, os Estados Unidos continuam a ser um país estratégico para as companhias brasileiras. Doze das empresas expositoras integrantes de nossa delegação já atuam no mercado mundial e 11 delas já possuem escritórios em território-norte americano. O Gartner Symposium/ITXPO não é um evento de negócios, mas uma oportunidade única para apresentarmos ao mercado norte-americano o nosso capital tecnológico inovador e para contatarmos formadores de opinião com poder de influência em nas decisões de compra de organizações com as mais variadas necessidades em todo o mundo”, analisa Guilherme Amorim, gestor do Projeto Setorial Softex.

 

Além do estande coletivo, o Brasil IT+ patrocinará três apresentações como parte da grade de sessões do simpósio. Neles, serão apresentados o caso de sucesso da Nokia, com participação da Resource IT; analisada a questão da segurança versus a conveniência com executivos do Sikur e lançada pela Navita uma ferramenta integrada para gerenciar as despesas de telecomunicações e dispositivos móveis (MDM).

 

“É cada vez maior o número de empresas brasileiras que têm nos Estados Unidos o seu principal mercado-alvo no exterior. Este ano, além das empresas expositoras, estamos recebendo sete companhias interessadas em prospectar o mercado americano: BRQ, Dextra, E-trust, Fiberwork, Poatek, Priori e Unirede. Para melhor apoiá-las nesse desafio, estruturamos uma série de reuniões com especialistas abordando desde como estabelecer parcerias locais, passando pelo processo de follow-up de oportunidades, comercialização de soluções e serviços, como a Softex pode apoiar as companhias interessadas em atuar nesse mercado tão promissor e competitivo e dicas sobre como melhor aproveitar o rico ambiente de relacionamento oferecido pelo Gartner”, complementa Fernando Cariello, consultor da entidade e responsável pela participação do país no evento.

 

Brasil: Um País que conta com a TIC para crescer

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem contribuindo de forma determinante para o aumento da competitividade do Brasil, que deseja se posicionar, na próxima década, entre os cinco principais centros de TI do planeta. A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS) é uma das prioridades da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do Governo Federal. Trata-se de um mercado que movimenta internamente cerca de US$ 30 bilhões por ano, número que o transforma no oitavo maior do mundo.

 

Durante os últimos vinte anos, a IBSS vem crescendo a taxas elevadas, superiores às do PIB nacional. Trata-se de uma indústria altamente diversificada, com produtos, soluções e serviços maduros e de alta complexidade, testados e aprovados pelo mercado e direcionados para os mais variados setores e segmentos econômicos, entre os quais finanças, telecomunicações, gestão empresarial, saúde, educação, entretenimento e agronegócios. O setor software gera recursos da ordem de US 5,07 bilhões, o equivalente a 1,68% do mercado mundial. Já o de serviços é estimado em cerca de US$ 9,95 bilhões, ou 1,72% do mercado.

 

Segundo projeções do estudo “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”, elaborado pela área de inteligência da Softex, o país possui mais de 81 mil empresas e emprega mais de 643 mil pessoas, entre sócios e assalariados *.

 

*Ano de referência: 2014

 

Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Sobre a Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

 

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