APEX-BRASIL PROMOVE PRIMEIRO DEMO DAY INTERNACIONAL DO PROGRAMA START-UP BRASIL



APEX-BRASIL PROMOVE PRIMEIRO DEMO DAY INTERNACIONAL DO PROGRAMA START-UP BRASIL

 Na última terça-feira, 9 de dezembro, onze startups brasileiras participaram do primeiro demo day internacional do Start-Up Brasil, em São Francisco, na Califórnia, com o objetivo de atrair capital estrangeiro para seus negócios. A iniciativa é promovida pela Apex-Brasil, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

 

O demo day internacional do Start-Up Brasil contou com a participação de representantes das duas primeiras turmas do programa. Jayme Queiroz, da Gerência de Investimentos da Apex-Brasil, ressaltou que as startups selecionadas desenvolveram soluções inovadoras para seus clientes, apresentam desempenho relevante e grau elevado de maturidade. Ele destacou ainda que novos aportes de capital farão com que essas empresas avancem ainda mais no processo de tração que já estão passando, “permitindo que esses negócios ampliem a base de clientes e gerem receitas maiores”. A perspectiva é reunir, pelo menos, 20 investidores entre anjos e fundos de venture capital, no demo day.

Coordenada pela Apex-Brasil, a agenda em São Francisco incluiu um treinamento para refinamento do discurso para investidores (pitch training), um encontro com investidores (demo day) e uma visita a grandes empresas instaladas no Vale do Silício. Além disso, o escritório da Apex-Brasil disponibilizou suporte e estrutura física para que as startups se reunissem com investidores. Para Jayme, a agenda em São Francisco demonstra que programa Start-Up Brasil está na direção certa, apresentando números importantes que atestam o processo de amadurecimento do ecossistema brasileiro de inovação.

 

De acordo com o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, o demo day produzido pela Apex-Brasil em São Francisco foi uma oportunidade excepcional para mostrar para o Vale do Silício a inovação e a tecnologia que está sendo criada pelos empreendedores brasileiros. Para o gestor do programa Start-Up Brasil, Felipe Matos, "o ecossistema brasileiro de empreendedorismo vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e o demo day internacional é uma oportunidade para mostrar a boa qualidade de startups brasileiras e suas soluções inovadoras", comentou. "Esperamos que o demo day permita às empresas ampliar seu relacionamento internacional com investidores e potenciais parceiros de negócios", concluiu.

 

Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil encerrou, em novembro de 2014, o primeiro ciclo de aceleração, com resultados importantes para o ecossistema empreendedor brasileiro. Felipe Matos ressalta que a captação de investimento externo superou o volume de financiamento público e, ao final do primeiro ciclo, as startups apoiadas apresentaram crescimento de 122% do faturamento, além de aumento de 63% do número dos colaboradores, que passou de 4,7 pessoas para 7,7 envolvidos no desenvolvimento de cada uma dos projetos. “Já temos no portfólio do programa startups com atuação internacional”, destacou.

 

A Turma 1 do Start-Up Brasil, que já concluiu o ciclo de aceleração, somou 45 startups apoiadas, sendo 38 nacionais e 7 estrangeiras. Os projetos recebem bolsa para pesquisa, desenvolvimento e contratação, além de investimento e mentoria de aceleradoras. As startups da primeira turma estão divididas, principalmente, nos seguintes setores: educação, varejo, logística e transporte, TI e telecomunicação, finanças eventos e turismo e finanças.

 

Na ocasião serão apresentados números parciais da Turma 2, que estão sendo apurados, pois as empresas estão ainda passando por seu ciclo de aceleração.

 

 

Números gerais do Start-Up Brasil – Turma 1

 

Investimento:

Investimento público: R$ 7,7 milhões;
Aporte das aceleradoras:  R$ 1,65 milhões;
Captação: R$ 9,63 milhões
 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

www.apexbrasil.com.br