APEX-BRASIL APROXIMA EMPRESAS SUSTENTÁVEIS DE COMPRADORES



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza, no dia 25 de novembro, o evento Brazilian Sustainable Solutions. Composto de seminário e rodadas de negócios, o evento será uma oportunidade para gerar negócios entre empresas brasileiras que trabalham com diferenciais relativos à sustentabilidade e compradores internacionais que valorizam e demandam tais atributos.

 

Estão sendo esperados compradores estrangeiros de Portugal, França e Argentina, além de tradings brasileiras interessadas em distribuir os produtos, serviços e soluções nacionais em seus mercados de atuação.

 

As doze empresas participantes foram selecionadas de forma criteriosa e contam com o apoio da Apex-Brasil no desenvolvimento de seu processo de internacionalização. Ao longo de 2014, elas receberam capacitações em sustentabilidade e consultorias específicas, com o objetivo de aprimorar sua oferta exportável ou seu modelo de negócios.  Esse trabalho vem sendo desenvolvido no âmbito do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor, parceria da Apex-Brasil com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).

 

São empresas de micro e pequeno porte que, juntas, têm um faturamento aproximado de R$ 36 milhões por ano e empregam 211 pessoas. “Pelas características de seus produtos ou serviços, são empresas que já surgem com um perfil de negócios voltado ao mercado internacional. Estão inseridas no que chamamos de nova economia e podem ser fornecedoras de insumos para grandes companhias multinacionais ou de produtos e soluções voltados a consumidores globais”, explica Márcia Nejaim, Gerente Executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil. “O evento será uma forma de facilitar o acesso delas a possíveis compradores e a novos nichos de mercados”, completa.

 

A realização do evento faz parte de uma ampla estratégia da Apex-Brasil voltada a incrementar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional a partir da sustentabilidade e da inovação em seus modelos de negócios. “O tema sustentabilidade veio ganhando importância no mundo nos últimos anos e hoje não é apenas um diferencial mas, em muitos casos, é uma obrigação que deve ser seguida pelas empresas que pretendam acessar determinados mercados externos”, explica Márcia Nejaim.

 

Serviço

 

O que: Evento Brazilian Sustainable Solutions

Quando: 25/11, de 9h às 18h

Onde: Hotel Intercontinental, Alameda Santos, 1123, São Paulo (SP)

 

Programação

9h – Boas Vindas

Marcia Nejaim (Gerente Executiva de Competitividade e Inovação da   Apex-Brasil)

9h20 – Palestra: O cenário brasileiro de negócios sustentáveis

Mario Monzoni (Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas – FGV)

10h–   Palestra: Inovação e sustentabilidade: o plástico verde brasileiro

Jorge Soto (Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e presidente do Pacto Global no Brasil)

11h – Palestra: O chocolate da floresta brasileira

Diego Badaró (Fundador e Presidente da AMMA Chocolate)
12h – Almoço
13h às 18h – Rodadas de Negócios

 

Mais informações:

 

Clarissa Furtado

imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 2027 0775