APEX-BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS INOVADORAS NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA



APEX-BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS INOVADORAS NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

Na próxima quinta-feira, dia 22/3, Dia Mundial da Água, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai organizar dois grandes eventos – uma rodada de negócios e um painel – durante o Fórum Mundial da Água, que acontece de 18 a 23 de março, em Brasília. O objetivo é apresentar e promover as iniciativas e esforços dos setores produtivos e empresas brasileiras para a utilização dos recursos hídricos disponíveis no planeta de forma mais sustentável, além de prospectar novas tecnologias verdes que possam ser exportadas, reforçando a imagem do Brasil como uma fonte de soluções de negócios sustentáveis para o mundo.

Ao longo do dia, a rodada de negócios, iniciativa da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), projeto da Apex-Brasil com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai reunir 200 empresas brasileiras que oferecem soluções para o consumo eficiente de água, como infraestruturas sustentáveis e insumos para uso, coleta, reutilização, tratamento e dessalinização da água, e cinco compradores internacionais. Cada reunião de negócios terá 30 minutos de duração. 

O painel, que acontece às 10h30, no Auditório do Espaço Brasil, compõe a programação oficial do evento. Na ocasião, a Apex-Brasil vai compartilhar com o público soluções inovadoras, criativas e responsáveis vindas de empresas e organizações formais, setores econômicos, startups e outros formatos de negócios cujas ações dialoguem com o tema.  A Agência vai mediar a conversa entre os seguintes convidados:

TexBrasil: O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 17 anos, já auxiliou cerca de 1.500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando US$ 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a Apex-Brasil. Para isso, oferece diversos tipos de produtos e serviços, como capacitação; informação; negócios; imagem; e customização.
Representante: Rafael Cervone Netto (Presidente Emérito do Conselho de Administração da Abit e Diretor Executivo do Programa Texbrasil)

Cedro: participante do TexBrasil que se destacou pelo seu Dossiê de Sustentabilidade. Há mais de dez anos possuem certificação NBR ISO 14.001, sobre a melhoria contínua no descarte de resíduos sólidos, emissões atmosféricas, efluentes líquidos e racionalização de recursos ambientais. A empresa é considerada modelo e referência no tratamento de efluentes líquidos industriais, utilizando um processo inovador no Brasil por meio de ultrafiltração por membranas, que permite parâmetros de lançamento de efluentes que ultrapassam os requisitos exigidos pela legislação vigente. Eles recuperam e reutilizam águas industriais, com reaproveitamento de 98% das águas de resfriamento e 20% das águas de efluente tratado.
Representante: Marco Antônio Branquinho (Diretor Presidente)
 
Brazil Ozônio: participante do projeto ICV Global, da Apex-Brasil com a Fundação Getúlio Vargas. A Brasil Ozônio é 100% brasileira, desenvolve e fabrica Sistemas de Geração e Transferência de Ozônio modulares para tratamento de água de poços artesianos, afluentes, efluentes, água de chuva, água de produção, higienização e sanitização de alimentos e animais, reuso de água, abatimento de odores e toxicidade de gases, higienização de ambientes, esterilização de material cirúrgico, dentre outras aplicações. Atualmente possuem mais de 3 mil instalações no Brasil, Peru e Argentina. A tecnologia é limpa e 100% ambientalmente correta. A matéria prima é o “ar ambiente”, resíduo o “Oxigênio”. A aplicação é customizada e totalmente automatizada, por isso o custo operacional é praticamente baseado no consumo de energia, o que é considerado baixo em relação a processos tradicionais. Eles produzem o gás Ozônio em alta concentração, garantindo, desta forma, que suas principais características sejam mantidas, ou seja , de ser o mais potente germicida de que se tem conhecimento e segundo mais potente oxidante. 
Representante: Samy Menasce  (Presidente)
 
Agrosmart: participante do Projeto Setorial Softex, a Agrosmart monitora lavouras, capturando e integrando dados de múltiplas fontes, com o objetivo de gerar inteligência para diferentes partes na cadeia de alimentos. A plataforma de agricultura digital é líder na América Latina, e tem a missão de tornar a agricultura mais produtiva, sustentável e resiliente às mudanças climáticas. A empresa foi fundada em 2014, e desde então cresceu de forma exponencial. Já ganhou diversas premiações internacionais.
Representante: Guilherme Raucci (Gestor de Sustentabilidade)
 
SERVIÇO
Participação da Apex-Brasil no Fórum Mundial da Água
Dia 22/3
Encontro de Negócios 
de 9h às 12h e de 13h às 18h
Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Painel “Soluções Brasileiras para a Gestão de Recursos Hídricos”
de 10h30 às 12h
Auditório do Espaço Brasil, organizado pela ANA, no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha