A INSPIRAÇÃO DE DIVINA RAIO LASER NA MARATONA MUDE



A INSPIRAÇÃO DE DIVINA RAIO LASER NA MARATONA MUDE

A terceira edição da Maratona MUDE, evento que será realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nos dias 14 e 15 de outubro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS, além da batalha criativa trará atrações que irão inspirar os participantes com os mais diversos temas. Uma delas é a palestra da drag queen Divina Raio Laser, criada em 2008 pelo ator e publicitário Yheuriet Kalil, que falará sobre a diversidade e a representatividade na comunicação.

Há dois anos produzindo e apresentando o renomado concurso de drags "CoverGirl", em São Paulo/SP, Divina adianta que sua apresentação abordará não somente a diversidade como questão de gênero, mas também a forma como as empresas devem se comunicar com esse e outros públicos. “Representatividade é uma palavra muito forte e é o que vou tratar na minha apresentação, que além da questão publicitária, tem o objetivo de inspirar uma geração que já está cada vez mais preocupada com a questão da identidade”, comenta.
 
Segundo ela, a comunicação das marcas deve ser genuína, precisando ser precedida por uma mudança cultural da própria empresa. “O público sabe quando a empresa está sendo oportunista, por isso é preciso de um discurso genuíno e que realmente inclua o público ao qual ela quer comunicar”, acrescenta Divina, ressaltando que a questão deve ir além do discurso publicitário sob o risco do “tiro sair pela culatra”

Inspiração
Divina adianta que a apresentação será bastante diversa, assim como a moda deve ser, trazendo um pouco da sua trajetória de vida, questões comportamentais e também referentes ao mercado publicitário. “A Maratona MUDE é um evento muito importante para a moda brasileira e sendo moda precisa tocar nesse assunto, da diversidade, que é uma tendência muito forte. As empresas precisam olhar o que a sociedade está consumindo”, completa a artista.

Programação
Além de Divina Raio Laser, a programação de conteúdo da Maratona MUDE já tem nomes como Paulo Borges (criador do SPFW), Juliana Jabour (Fashion Designer), Mônica Salgado (Revista Glamour), Daniela Falcão (Vogue), Sandra Boccia (PEGN), Fabia Bercsek (Fashion Designer), Renan Serrano (Trendt), Victor Apolinário (Cem Freio) e Mario Viana (Consultoria M360) confirmados.

Faz parte da programação de conteúdo ainda uma série de oficinas, quando os participantes poderão colocar a mão na massa.  Estão confirmadas oficinas com o Istituto Europeo di Design – IED (Ilustração de Sapatos, Oficina Digital para Sapatos, Startup Design para Calçados e Rapport para Estamparia); da Usefashion (Tendências de Consumo na Prática); de NellyRodi (A desordem mundial); e da ÖUS (Pares ímpares).

A programação de conteúdo será toda ministrada no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, concomitantemente à batalha criativa. Com valor de R$ 80, o passaporte dá acesso a um dos dias de palestras. Para os dois dias, o combo fica em R$ 120. Associados da Abicalçados – mediante solicitação de código pelo e-mail contato@maratonamude.com.br – e estudantes – mediante comprovação – possuem 50% de desconto. Para as oficinas, o valor único é de R$ 180 por evento, o que também dá acesso às palestras.

Art Battle
Neste ano, além de todo o conteúdo de oficinas e palestras, a Maratona MUDE sediará a Art Battle. A maior competição de live painting do mundo será no primeiro dia de atividades (14) e se inicia às 20 horas. Na ocasião, quatro artistas serão desafiados a mostrar sua melhor performance em frente ao público. Com apenas 25 minutos para pintar uma tela em branco, os dois mais votados disputam o segundo round. O mais votado será o campeão da noite.

Criado em 2007 no Canadá, o evento já foi realizado em mais de 30 cidades pelo mundo. No Brasil, acontece mensalmente em São Paulo e já teve edições no Rio de Janeiro e Florianópolis. No dia 14 de outubro, ao final das batalhas, as obras estarão disponíveis para compra. Os ingressos individuais
para a Art Battle variam de R$ 25 – primeiro lote – a R$ 45. Porém, o participante que comprar o ingresso para o primeiro dia da Maratona MUDE, o combo ou para alguma das oficinas terá direito à entrada franca no evento, que é restrito para maiores de 18 anos.

A Batalha Criativa
Sob mentoria do renomado estilista Dudu Bertholini, as equipes selecionadas iniciam a batalha criativa às 10 horas do dia 14, terminando no dia seguinte, quando deverão entregar os protótipos e apresentar ao público e jurados no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

Durante as 24 horas de batalha, os participantes terão disponíveis quatro ateliês em área central do shopping, abertos ao público, e uma fábrica conceito, que será instalada no Centro de Eventos do local. No espaço, além dos maquinários necessários para o desenvolvimento dos calçados, estarão expostos os materiais que poderão ser utilizados para as construções.

A equipe com o melhor trabalho será conhecida no final da tarde do dia 15 e receberá R$ 20 mil como premiação, o que poderá dar o pontapé inicial para uma nova marca, caso que já ocorreu nas edições anteriores, quando participantes das equipes vencedoras lançaram as grifes Okoko&Abel e Rurban.

SERVIÇO
Maratona MUDE

Onde?
No BarraShoppingSul, av. Diário de Notícias, 300, em Porto Alegre/RS

Quando?
14 e 15 de outubro de 2016

Que horas?
Das 9h às 19h

Ingressos para acesso ao Centro de Eventos (programação de conteúdo)
*Acesso (Inteira – 14/10)
– R$ 80,00
*Acesso (Inteira – 15/10)
– R$ 80,00
*Acesso COMBO (14 + 15/10)
– R$120,00

Oficinas: R$180,00 – o valor das oficinas individuais contempla os dois dias de evento