STARTOUT BRASIL DESPERTA ATENÇÃO DE INVESTIDORES EM MIAMI



STARTOUT BRASIL DESPERTA ATENÇÃO DE INVESTIDORES EM MIAMI

Miami está recebendo com muita atenção e interesse as 15 startups brasileiras integrantes do programa StartOut Brasil, que vieram à cidade para uma agenda de imersão no ecossistema, apresentações a potenciais investidores e parceiros e reuniões de negócios. Ontem (12/9), foi realizado o DemoDay, na sede do 500 Startups Miami, fundo de investimentos em venture capital e aceleradora. No evento, cada uma teve quatro minutos para apresentar sua proposta de negócios para um público formado por cerca de 60 pessoas.

Na terça-feira (11/9), eles se apresentaram em dois outros locais relevantes para o ecossistema da Flórida, o The Venture City e o The Lab Miami. No último, participaram do evento Brainfood, realizado em parceria com a Endeavor. Além de fazer elevator pitches (quando apresentam seus negócios em um minuto), eles tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de duas startups que já se estabeleceram nos Estados Unidos: a produtora Stayfilm e a empresa de design Decora, que foi recentemente comprada pela norte americana Creative Drive e passou a se chamar Cora.

A fundadora da The Venture City, fundo de investimento e aceleradora que atende a 16 startups em Miami, Laura González, não tem dúvida sobre o potencial dos empreendedores brasileiros: “os engenheiros brasileiros são muito talentosos, conseguem fazer muita coisa com poucos recursos. De maneira geral, o brasileiro é criativo e tem grande potencial em tudo que envolve conectividade. O ecommerce está crescendo muito e vejo que o Brasil traz muitas soluções boas também em market places, fintechs e novos modelos de negócio em economia compartilhada”.

O CEO do The Lab Miami, Tigre Einrich, teve avaliação semelhante: “Fiquei impressionado com a qualidade das startups que se apresentaram aqui  – algumas têm modelos de negócios muito interessantes e muitas delas já estão com uma tração significativa”, comentou. 

Para as startups, a participação no programa StartOut Brasil traz benefícios variados, que vão do entendimento do mercado e das possibilidades e limites de suas soluções à identificação de possíveis parceiros e investidores. 

A ATS – Aerothermal Solution and Software, explica que um dos benefícios do programa tem sido a mudança no mindset da empresa: “passamos a enxergar que somos uma empresa de alto nível e que podemos, sim, exportar. O programa também nos auxiliou a melhorar a nossa comunicação, o que é fundamental para nós, já que, para vender, temos muitas vezes que ‘educar’o cliente para que ele entenda os benefícios que nosso produto pode trazer”, conta Guilherme Araújo, CEO da empresa. A ATS trabalha com softwares que mesclam design e engenharia a ferramentas de simulação, possibilitando testar vários tipos de produtos antecipadamente, sem a necessidade de construção de protótipos. 

Para a TruckPad, empresa paulista que desenvolveu um aplicativo que conecta caminhoneiros independentes com contratantes de fretes em todo o país, a participação no programa tem sido uma oportunidade relevante para entender o mercado norte-americano. “Estamos crescendo mês após mês no Brasil, já temos 700 mil downloads do app e 65 mil caminhoneiros abrem o aplicativo todos os dias. O StartOut está nos ajudando muito com mentoria e contato com players relevantes do mercado”, explica Carlos Mira, CEO da companhia.

Premiações 

Ao final do DemoDay, as 15 startups foram avaliadas por um júri composto pela 500 Startups e pelos fundos Medina Capital e Leste Global Venture. A VG Waste, empresa de Belo Horizonte que criou uma plataforma para conectar indústrias, hospitais ou outras empresas produtoras de resíduos com fornecedores capazes de dar uma destinação adequada para o lixo, foi premiada pela solução mais inovadora. A Portal Telemedicina, de São Paulo, recebeu a premiação pela melhor estratégia de marketing para o mercado. A empresa une tecnologia e medicina para fornecer laudos médicos à distância para clínicas e especialistas. Por fim, a TruckPad recebeu o prêmio de melhor pitch. 

Luana Bichetti, Head do fundo de investimentos Leste Global Ventures e uma das juradas, destacou a preparação que as empresas receberam por parte do programa StartOut Brasil. “Pelo que vi aqui, ficou nítido que a preparação que elas tiveram foi bem extensiva, graças ao programa”, comentou. Ela destaca a escolha da Portal Telemedicina: “eles têm tecnologia, têm escalabilidade – sabem como crescer – o pitch deles é muito bom e eles têm uma estratégia bem definida, o que nem sempre ocorre com as startups em geral”, comentou. 

Agenda

Também fez parte da agenda, na segunda-feira (10/9), uma visita ao Visa Innovation Center, espaço da Visa que atua buscando soluções de startups para seus clientes, de forma a desenvolver inovações que melhorem as experiências de compra. 

No final do dia de hoje (13/9), elas se apresentam no #Thursday Gathering da Venture Café Miami. O #ThursdayGathering é um evento semanal considerado um dos mais importantes para o ecossistema de inovação do Sul da Flórida. 

Conheça as empresas

As startups participantes da Missão Miami do StartOut Brasil são: Agile MS, ATS Aerothermal Solutions, AyaTech, Fastdezine, Flex Interativa, I.Systems, Kryptus, Labsoft, Mogai, Molegolar, Portal Telemedicina, Take, Tracksale, Truckpad e VG Resíduos

Elas levam aos Estados Unidos soluções nas áreas de indústria 4.0, logística e gestão empresarial, indústria aeroespacial, saúde e segurança da informação, entre outros setores, utilizando tecnologias inovadoras como chatbots, realidade aumentada e virtual, inteligência artificial e internet das coisas. 

Sobre o StartOut Brasil

O StartOut é um projeto fruto da parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O objetivo é proporcionar aos empreendedores capacitação e mentoria personalizada de acordo com a oportunidade e interesse da empresa com o mercado alvo; participação em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e ainda um apoio pós-missão para definição de estratégia de internacionalização e/ou softlanding no mercado-alvo.
O programa é destinado a startups brasileiras já estabelecidas, que já tenham faturamento e que tenham uma equipe 100% dedicada ao negócio, fluência em inglês e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no país.

As startups são avaliadas levando em consideração o grau de inovação, mapeamento preciso do ecossistema que ela está interessada e maturidade da empresa e equipe. Além disso, o processo de seleção conta com um especialista do ecossistema de destino que avalia as startups em relação ao seu potencial de negócios no mercado.

Para mais informações, acesse https://www.startoutbrasil.com.br/