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MODA

A moda brasileira é um dos carros-chefes para a exposição positiva do país no mundo. Hoje, o Brasil se destaca em diversos setores produtivos, da cadeia têxtil e de confecção a gemas e metais preciosos, do couro aos calçados e componentes de calçados, movimentando mais de US$ 90 bilhões em faturamento. A moda do Brasil é sustentável, autêntica e criativa, e esses atributos estão entre os diferenciais competitivos que impulsionaram as exportações brasileiras do setor para a marca de US$ 9 bilhões em 2013. O país ganha com a geração de empregos e o mundo sai vitorioso com a qualidade dos produtos.

 

O setor têxtil e de confecção brasileiro tem grande destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, diversidade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil: é a sexta maior indústria do mundo, o segundo maior produtor de denim e o terceiro de malhas. O país é um dos poucos que contam com uma cadeia têxtil e de confecção totalmente integrada, que corresponde a 5,7% do PIB da indústria de transformação e emprega 1,6 milhão de pessoas, dados de 2013, sendo o segundo maior gerador de empregos da indústria da transformação do Brasil. O setor têxtil e de confecção inclui empresas desde a produção de matérias-primas (fibras naturais e químicas), passando pelas tecelagens e até o produto final (vestuário e cama, mesa e banho). 

 

Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz 9,8 bilhões de peças ao ano, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear, além de cama, mesa e banho. 

 

Em outro campo, o de couro, o país se destaca como um dos grandes produtores. O produto brasileiro está presente na China, Itália e Estados Unidos. O Vietnã também é um dos nossos compradores mais significativos.

 

O couro também é a base para a produção de calçados de diversos tipos: masculinos, femininos, infantis e ortopédicos. Antes de ganharem as prateleiras das lojas mundo afora, os calçados brasileiros passam por um processo de produção que envolve modelagem, corte da matéria prima, costura, montagem, acabamento e embalagem do produto final. Além dos calçados de couro, os calçados sintéticos e os calçados de borracha produzidos no Brasil também conquistaram diversos mercados internacionais. Mais de 140 países compram calçados do Brasil. Entre os maiores compradores estão os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai.  

 

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