Quem Somos

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.

 

MISSÃO

Desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED).


VISÃO


O Brasil no mundo: Inovador, Competitivo e Sustentável.


ATUAÇÃO


A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização. Conheça os serviços oferecidos pela Agência para ajudar a sua empresa a se inserir no mercado internacional:
 

  • Inteligência de Mercado

 

Estudos e análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios internacionais.
 

  • Qualificação Empresarial

 

Capacitação, consultoria e assessoria oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, preparando-as para os desafios do mercado internacional.
 

  • Estratégia para Internacionalização

 

Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização.
 

  • Promoção de Negócios e Imagem

 

Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os serviços dessa categoria possibilitam aos empresários o contato direto com parceiros de negócios internacionais, que auxiliam na inserção ativa e competitiva das empresas nacionais nos mercados estrangeiros.
 

  • Atração de Investimento

 

Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação os investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.


CONSELHO DELIBERATIVO

 

Ministério das Relações Exteriores
 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

 

Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI

 

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

 

Confederação Nacional da Indústria - CNI

 

Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

 

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

 

Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

 

Secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX (sem direito a voto)

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 

PRESIDÊNCIA

 

PRESIDENTE – ROBERTO JAGUARIBE GOMES DE MATTOS 

Roberto Jaguaribe nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de dezembro de 1952. Graduado em Engenharia de Sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática por concurso público direto efetuado em 1978. Ao longo de sua carreira, desempenhou funções de alto nível, no exterior e no Brasil, tanto no Ministério das Relações Exteriores como em outras áreas do Governo Federal.
Serviu nas missões do Brasil na ONU, em Nova York (1983-87), e na Embaixada do Brasil em Montevideo (1987-90). Chefiou as Seções de Propriedade Intelectual e de Desarmamento na Missão do Brasil em Genebra (1993-95). Serviu também como Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington (2000-03).
Na Secretaria de Estado do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, foi chefe da Divisão de Propriedade Intelectual e Tecnologias Sensíveis (1992); Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial (1998-2000); e Subsecretário-Geral de Política, responsável pela gestão de temas de política externa para África, Oriente Médio, Ásia e Pacífico (2007-10).
Em outras áreas do Governo, exerceu a função de Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento (1995-98) e também de Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (2003-05). Presidiu o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI (2005-07).
Foi Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (2010-15) e junto à República Popular da China e à República Popular da Mongólia (2015-16).
Desde 2016, preside a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.

 

DIRETORIA DE NEGÓCIOS

 

DIRETORA – MARCIA NEJAIM GALVÃO DE ALMEIDA

Formada em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco, com Pós-graduação em Marketing pela FGV e Gestão e Administração pela Universidade de Harvard, Marcia Nejaim está há 12 anos na Apex-Brasil. Nos últimos dois anos, Márcia atuou como gerente do gabinete da diretoria, assessorando todas as iniciativas de promoção das exportações, internacionalização e atração de investimentos realizados pela Agência. Foi responsável pela estruturação da Gerência de Investimentos, em um projeto piloto com o Banco Mundial, e na Gerência de Competitividade e Inovação,  em projetos relacionados ao aumento da competitividade de empresas exportadoras.  Anteriormente, trabalhou no segmento de consultoria estratégica, no setor de tecnologia da informação e de varejo.


DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA


DIRETOR – FRANCISCO DE ASSIS LEME FRANCO

Francisco de Assis Leme Franco é especialista em Políticas Púbicas e Gestão Governamental e mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi presidente da Casa da Moeda do Brasil, de 2012 a 2015. Antes, ocupou cargos estratégicos nos ministérios do Planejamento, Fazenda, Previdência Social e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No Ministério do Planejamento atuou como Secretário de Orçamento Federal e Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, assim como Subsecretário de Planejamento e Orçamento. Na Pasta da Fazenda, exerceu as funções de Secretário-Executivo Adjunto e Secretário-Adjunto de Acompanhamento Econômico.


CONSELHO FISCAL

 

Ministério das Relações Exteriores

 

Ministérios integrantes a Câmara de Comércio Exterior – CAMEX

 

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

 

 

Relatório de Gestão

 

Confira as principais ações e resultados da Apex-Brasil. Clique aqui para download.