Quem Somos

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.

 

MISSÃO

Desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED).


VISÃO

O Brasil no mundo: Inovador, Competitivo e Sustentável.


ATUAÇÃO

A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização. Conheça os serviços oferecidos pela Agência para ajudar a sua empresa a se inserir no mercado internacional:
 

  • Inteligência de Mercado

Estudos e análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios internacionais.
 

  • Qualificação Empresarial

Capacitação, consultoria e assessoria oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, preparando-as para os desafios do mercado internacional.
 

  • Estratégia para Internacionalização

Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização.
 

  • Promoção de Negócios e Imagem

Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os serviços dessa categoria possibilitam aos empresários o contato direto com parceiros de negócios internacionais, que auxiliam na inserção ativa e competitiva das empresas nacionais nos mercados estrangeiros.
 

  • Atração de Investimento

Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação os investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.


CONSELHO DELIBERATIVO

Ministério das Relações Exteriores

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

Confederação Nacional da Indústria - CNI

Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

Secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX (sem direito a voto)

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 

PRESIDÊNCIA

PRESIDENTE – MÁRIO VILALVA

Mário Vilalva formou-se em Direito pela Universidade do Distrito Federal (Brasília), em 1976. Nesse mesmo ano, ingressou ao Serviço Exterior Brasileiro (Itamaraty), após graduar-se no Instituto Rio Branco (IRBr). Em 1993, recebeu distinção acadêmica pela monografia “ A política externa da África do Sul: do Isolamento à convivência. Reflexões sobre as relações com o Brasil” apresentada no Curso de Altos Estudos (CAE) do IRBr, posteriormente publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão.

Diplomata de carreira, serviu em vários postos no exterior e ocupou várias posições no Brasil. No exterior, serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington DC, EUA (1978-1982); Pretória, África do Sul (1982-1985); Roma, Itália (1985-1987); Lisboa, Portugal (1991-1993); e Boston, EUA, como Cônsul-Geral (1996-1999). Entre 2006 e 2010, foi Embaixador do Brasil em Santiago do Chile, entre 2010 e 2016, Embaixador do Brasil em Lisboa, Portugal, e, entre 2016 e 2018, Embaixador do Brasil em Berlim, Alemanha.

Entre julho de 1999 e setembro de 2000, foi Secretario de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (SEAIN) e Secretário-Executivo da Comissão de Financiamento Externo do Brasil (COFIEX), em cuja função foi responsável pela negociação dos projetos brasileiros financiados pelos organismos internacionais de fomento. Entre setembro de 2000 e julho de 2006, foi Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Relações Exteriores, encarregado da promoção das exportações brasileiras e dos investimentos estrangeiros no Brasil.

Tanto no exterior quanto no Brasil, Mário Vilalva se especializou na chamada “diplomacia econômica”. Difundiu o Brasil e suas oportunidades comerciais em todas as áreas geográficas do mundo, com particular ênfase na América Latina e na Europa.

Ao longo de sua carreira, Mário Vilalva foi agraciado com diversas condecorações brasileiras e estrangeiras. Entre estas últimas, destacam-se: Mérito Nacional da França; Légion  d’honneur (França); Mérito Nacional da Alemanha; Mérito Nacional da Itália; Infante Dom Henrique de Portugal; Mérito Civil da Espanha; Ordem Real ao Mérito da Noruega; Mérito da Polónia; Ordem do Cedro do Líbano; Orden de Mayo da Argentina; Ordem do Mérito do Chile; Ordem Bernardo O’Higgins do Chile; Ordem Sol del Perú; Ordem Francisco de Miranda da Venezuela; e Ordem Manuel Amador Guerrero do Panamá. No Brasil, recebeu a Ordem da Defesa Nacional; a Ordem do Mérito Naval; a Ordem do Mérito Aeronáutico; a Ordem do Mérito Militar; a Medalha do Pacificador; e a Ordem de Rio Branco.

Mário Vilalva nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1953. É casado com Vânia Monteiro Vilalva, com quem possui quatro filhas e quatro netos.


DIRETORIA DE NEGÓCIOS

 

DIRETORA – LETÍCIA FATICHI CATELANI 

Letícia Catelani é especialista em mercados internacionais e negociações comerciais, com mais de 12 anos de experiência em importação e exportação. É graduada em Comércio Exterior, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Economia pelo Instituto Mises (IMB). Catelani fez ainda vários cursos de especialização na área de Comércio Internacional e engenharia, no Brasil e no exterior. Recentemente atuou em projetos voltados para o aumento de produtividade nas indústrias de base e intermediárias, negociações comerciais e parcerias com empresas estrangeiras para desenvolvimento tecnológico.


DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA

DIRETOR – MÁRCIO CHALEGRE COIMBRA

Márcio Chalegre Coimbra é advogado, formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com habilitação em Direito Mercantil. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos (Espanha). É também especialista em Direito Internacional pela UFRGS e em Política Internacional pelo Institute of World Politics (EUA). Possui MBA em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tendo completado também o Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School (EUA). Coimbra atuou como Estrategista Político no Senado Federal brasileiro e também na Espanha, França e Estados Unidos. Na Áustria, foi Gerente Político do Instituto do prêmio Nobel em Economia Friedrich von Hayek. Também teve experiências profissionais no Poder Executivo brasileiro e na Organização das Nações Unidas. Responsável pela implementação da Pós-Graduação em Gestão Pública no Ibmec e Relações Institucionais e Governamentais na Faculdade Presbiteriana Mackenzie, onde é coordenador acadêmico. Membro da The Mont Pèlerin Society, é autor de cinco livros, entre eles "A Recuperação da Empresa - Regimes Jurídicos Brasileiros e Norte-Americano".


CONSELHO FISCAL

Ministério das Relações Exteriores

Ministérios integrantes a Câmara de Comércio Exterior – CAMEX

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

 

Relatório de Gestão

Confira as principais ações e resultados da Apex-Brasil. Clique aqui para download.

 

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