• Home
  • > INVESTIMENTO
  • > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

O que é a Apex Brasil e qual é a sua missão?

Apex-Brasil é a agência brasileira oficial para a promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.

 

A missão da Apex-Brasil é promover a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).

 

A Agência busca atrair investimentos que irão contribuir para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, fortalecendo cadeias de suprimentos industriais, tendo um impacto direto sobre a criação nacional de emprego e melhorando o volume e a diversidade das exportações brasileiras.

Como a Agência pode assessorar investidores estrangeiros?

Apex-Brasil tem uma equipe qualificada e orientada para o cliente, capaz de adaptar o seu escopo e direcionamento para atender às demandas específicas dos investidores. Assim, a equipe da Apex-Brasil é capaz de oferecer um serviço personalizado para as empresas estrangeiras, investidores de private equity/venture capital (LPS), empresas brasileiras em geral e startups.

Quais são os serviços oferecidos pela Agência para empresas estrangeiras que desejam estabelecer operações produtivas no Brasil?

A Apex-Brasil oferece serviço personalizado para as empresas estrangeiras que tem por objetivo estabelecer operações produtivas no Brasil, a fim de explorar as oportunidades no país. A Apex-Brasil apoia essas empresas, fornecendo informações sobre o mercado e ambiente de negócios, aproximando as empresas de órgãos e entidades públicas e privadas em nível federal, estadual e municipal, identificando potenciais parceiros nacionais e apoiando no processo de seleção de local para o investimento no Brasil.

Quais são os serviços oferecidos pela Agência para investidores de fundos institucionais?

A Apex-Brasil também apoia os investidores capitalistas na identificação de oportunidades de investimentos em participação, tanto em startups brasileiras, como em empresas já estabelecidas no mercado, que podem contribuir para o desenvolvimento das cadeias de abastecimento nacionais, aumentar a inovação e intensificar as exportações. Além disso, a Agência promove os GPs brasileiros no exterior para captar recursos junto a investidores institucionais estrangeiros.

Quais são os custos?

Todos os serviços prestados pela Apex-Brasil para empresas e investidores são gratuitos.

Como ter acesso à estes serviços?

Para mais informações, esclarecimentos e apoio, entre em contato conosco pelo email investinbrasil@apexbrasil.com.br

Onde posso encontrar o apoio da Apex-Brasil para os investidores?

A Apex-Brasil está localizada na sede da Agência em Brasília, capital do Brasil. No entanto, a Apex-Brasil também opera  9 Escritórios de Negócios em mercados globais relevantes.

 

Os escritórios estão localizados estrategicamente ao redor do mundo:

Quais são as principais indústrias do Brasil? 

O Brasil tem uma base industrial forte, diversificada e sofisticada, as indústrias de maior destaque no país são: energia, metalurgia, agronegócio, alimentos e bebidas, automotivo, bens de consumo, produtos químicos, telecomunicações e varejo, entre outros. A prestação de serviços também contribui  ​​em grande parte para o PIB brasileiro.

 

O trabalho da Apex-Brasil prioriza a atração de investimentos para alguns setores estratégicos da economia brasileira (automotivo, energia, ciências da vida, petróleo e gás, semicondutores, infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento), por serem setores que têm alto potencial de desenvolvimento no país. A Apex-Brasil também atende outros setores da indústria, através de ações de facilitação de investimentos.

Como posso ter mais informações sobre os estados brasileiros com potencial para investimento?

Apex-Brasil mantém parcerias com várias agências governamentais estaduais dedicadas à atração de investimentos e também  associações da indústria e federações, e isso torna possível à Apex-Brasil ajudar os investidores a construir relações não só com os governos estaduais, mas também com as indústrias presentes em cada estado.

O governo oferece benefícios fiscais, subsídios ou incentivos para investimento estrangeiro?

As empresas estrangeiras interessadas em investir no Brasil tem acesso a  inúmeros benefícios e incentivos fiscais concedidos pelo governo brasileiro nos níveis municipal, estadual e federal. A maioria dos incentivos são concedidos de acordo com o perfil do projeto, considerando-se o valor a ser investido, potencial de geração de empregos e outros assuntos relevantes.

Como posso encontrar um sócio brasileiro para abrir uma empresa no Brasil?

Apex-Brasil tem relações com mais de 70 associações de indústrias no Brasil, bem como com as federações de indústrias e, com base no perfil da empresa que busca parceiros no Brasil, a identificação de possíveis potenciais parcerias, bem como a organização de agendas de negócios.

Eu preciso de um visto especial para abrir uma empresa no Brasil?

Há algumas opções para investidores estrangeiros:

1)      Visto de Negócios, que pode ser válido por até 5 anos e permite entradas de até 90 dias de permanência cada;

2)      Visto de Investidor, para investidores que planejam investir pelo menos $75.000,00 (setenta e cinco mil dólares Americanos) em qualquer investimento produtivo no Brasil. Em alguns casos, o Conselho Monetário Nacional pode reduzir o valor mínimo a ser investidos, desde que o investidor estrangeiro se comprometa a gerar pelo menos 10 novos empregos em um período de 5 anos;

3)      Visto permanente, para estrangeiros nomeados como sócios, administradores ou gerentes de empresas brasileiras, quando a nomeação dependa da concessão de visto permanente.

Visto de Trabalho, para estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil. Esses vistos são válidos por até 2 anos, renováveis pelo mesmo período mediante solicitação, e podem ser convertidos em vistos permanentes. 

Como posso financiar meu projeto de investimentos?

O Sistema bancário brasileiro é sólido e oferece diversas opções de financiamento para as empresas. O banco de referência para o financiamento de projetos industriais e produtivos de investimento é o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – o qual possui linhas especiais de financiamento para diversos segmentos da indústria. 

E sobre a disponibilidade de mão de obra?

De acordo com o Censo da Educação Superior realizado em 2013, há 2.391 universidades e faculdades no Brasil, com 5,4 milhões de estudantes de graduação, e 31.000 de pós-graduação.

 

As escolas técnicas e centros de ensino profissionalizante  estão disponíveis em todo o país, para proporcionar capacitação técnica aos estudantes, a fim de que tenham a qualificação  necessária para serem contratados em funções operacionais das mais diversas. O PRONATEC, lançado pelo Governo Brasileiro em 2011, é um Programa que oferece cursos técnicos e profissionalizantes gratuitamente a estudantes do ensino médio, e para aqueles que desejam aprender uma profissão na área técnica. 

Mais informações

Contato:

para mais informações contatar: investinbrasil@apexbrasil.com.br