• Home
  • > Desafios da internacionalização

Desafios da internacionalização

A internacionalização exige que a empresa reflita sobre alguns pontos estratégicos, como, por exemplo: 

- Seleção de mercado-alvo: a escolha do país para iniciar ou prosseguir no processo de internacionalização passa pela avaliação dos potenciais ganhos e riscos associados. É importante ter dados atualizados para tomar uma decisão.
- Estrutura organizacional internacional: a implantação de estruturas no exterior e a gestão da relação entre matriz e subsidiárias exigem desenvolvimento de níveis de autonomia adequados para reagir, adaptar e inovar em novos ambientes.
- Governança corporativa: atuar em ambientes de negócios mais competitivos demanda práticas de gestão transparentes para assegurar bom relacionamento com investidores, fornecedores e outros stakeholders.
- Gestão internacional de recursos humanos: o desafio envolve designações internacionais de executivos e desenvolvimento de gestores internacionais, assim como gestão de equipes multiculturais e em diferentes fusos horários.
- Gestão de riscos: necessidade de identificação, avaliação, monitoramento e resposta aos riscos inerentes a uma operação internacional e específicos ao negócio da empresa.
- Inovação constante: a inovação é uma exigência para competir no mercado global e está atrelada à adoção contínua de novas práticas, produtos e serviços.