Já demos várias dicas aqui no Apex-Brasil Indica. Muitas delas votadas aos empresários, outras tantas para os órgãos de governo. Hoje, nossa sugestão abraça tanto um setor quanto o outro. Trata-se do site Painel de Preços, uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Planejamento (MPOG) que permite pesquisar, analisar e comparar os preços praticados pelo Governo Federal nas contratações de materiais e serviços.

Quem nos recomenda o site é Gilson Oliveira de Lima, da coordenação de infraestrutura e serviços da Apex-Brasil, que divide a indicação com a equipe da sua área de trabalho. Segundo Gilson, essa ferramenta é importantíssima para quem compra ou vende insumos e serviços para o governo Federal. “Ela disponibiliza, de forma clara, dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema de Compras do Governo Federal”, explica.

A função do Painel de Preços é auxiliar os gestores públicos na pesquisa e cotação de preços, mas também serve para promover a transparência dos gastos públicos. “A ferramenta é mantida pelo MPOG e é aberta ao público comum para consultas. Não precisa se cadastrar para realizar as consultas, o que ajuda muito no princípio da transparência”, diz Gilson.

Uma das qualidades do site é a funcionalidade e a simplicidade. “A ferramenta oferece filtros para direcionar a pesquisa que são bastante intuitivos, facilitando muito as pesquisas”, explica Gilson, que vê inúmeras utilidades no site. “Também dá para identificar potenciais fornecedores de serviços e produtos, consultar e coletar propostas comerciais e orçamentos e baixar modelos de termos de referências e projetos básicos”, enumera.

Para Gilson, o Painel de Preços é ideal não só para quem precisa fazer contratações de serviços ou produtos e que necessita identificar potenciais fornecedores e realizar consultas sobre preços, mas também para quem precisa dar suporte ou elaborar projetos básicos para realização de licitações.

Conheça o Painel de Preços