O site do Ministério da Indústria e Comércio já foi citado inúmeras vezes aqui na seção Apex-Brasil Indica. Não é para menos. O endereço abriga uma infinidade da ferramentas, estatísticas e documentos sobre o comércio exterior. Hoje, mais uma vez, apontamos uma página do site que pode ter muita serventia para os nossos leitores. Trata-se da lista das empresas exportadoras com as respectivas faixas de valor exportado e CNPJ.

A sugestão parte de Gabriela Fontoura Marona, assessora da Coordenação de Relacionamento com Clientes da Apex-Brasil, que diz que a lista é importante para situar o usuário sobre quais são as empresas que exportam no Brasil e qual o volume de negócios que elas realizam ao longo dos anos.

Para o trabalho de Marona, a lista é fundamental, já que é dela a responsabilidade de enviar comunicados e fazer as mobilizações de empresas por setor. Segundo Marona, a página já foi mais completa, porque até o início do ano o site fornecia informações ainda mais ricas, com a indicação dos mercados e faixa de valor exportado para cada mercado. “Apesar de já não ser tão completo, a lista ainda é de grande utilidade para quem trabalha com a segmentação de empresas”, afirma.

Gabriela diz que o endereço pode ajudar profissionais do comércio exterior, estudantes e pesquisadores, uma vez que as informações têm uma procedência confiável e atualizada, já que são dados oficiais de exportação.

Ela lembra que qualquer outra informação que não consta da lista pode ser encontrada navegando no site do MDIC. “Ali está disponibilizada, por exemplo, a relação dos principais países de destino (exportação) e de origem (importação) e dos principais parceiros comerciais, além da lista por blocos econômicos”, sugere. 

- Veja a lista das empresas brasileiras exportadoras

- Visite o site do MDIC