Uma das atividades mais importantes da Apex-Brasil é estimular a competitividade das empresas brasileiras no comércio exterior. Esse trabalho é feito, por exemplo, por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que prepara as empresas para o início do processo de exportação de seus produtos e serviços.

Nosso Apex-Brasil Indica de hoje vem justamente dessa área, mais precisamente do colega Gustavo Romeiro de Oliveira, assistente da coordenação de competitividade da Apex-Brasil. Gustavo, que é recém-chegado à unidade, nos indica um livro que lhe foi muito útil: Comércio Exterior Competitivo, de José Manoel Cortiñas Lopez e Marilza Gama.

“O livro dá uma visão bastante clara sobre o universo do comércio exterior e funciona muito bem como material introdutório”, explica Gustavo, que chama atenção para o cerne da publicação. “Ao mesmo tempo que a publicação aponta caminhos para você entrar no mercado internacional, ele apresenta os caminhos para essa entrada de uma forma competitiva e em um ambiente de empresas globais”, diz.

Uma das vantagens do livro é que ele apresenta o assunto de uma maneira em que teoria e prática convivem com a harmonia. “O bom é que ele serve tanto para estudantes quanto para profissionais do comércio exterior”, explica Gustavo.