Esse post é para você, que quer saber ainda mais sobre a atuação da Apex-Brasil e o papel fundamental da Agência para levar o melhor do Brasil para todos os cantos do mundo. Afinal, é super importante saber mais sobre quem está promovendo a imagem do nosso país, né?

Vamos começar pelas formalidades? Se for para falar em termos empresariais, a missão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (esse é nosso nome completo, prazer) é conectar o mundo por meio dos produtos e serviços brasileiros em três frentes:

✔️ Promover as exportações brasileiras

✔️ Atrair investimentos estrangeiros

✔️ Apoiar a internacionalização das empresas do Brasil

Essa missão começou em 1997, na época, junto ao Sebrae. De lá, crescemos juntos com nosso potencial para a inovação, sempre inspirados pela vocação brasileira para o empreendedorismo.

A diversidade do empreendedorismo brasileiro, aliás, é tão grande quanto o nosso território. Por isso, a Apex-Brasil desenvolve projetos, com inteligência e pessoal exclusivos e super capacitados, que apoiam diferentes segmentos industriais do país, como autopeças, aeroespacial, fundição, máquinas e equipamentos, petróleo, gás e biocombustíveis, cerâmica e revestimento, para citar alguns. Os projetos atingem dos Estados Unidos à China, passando pelos vizinhos sul-americanos, além de México, Canadá, União Europeia e África. É o #BrasilNoMundo mesmo!
 

Quem pode procurar a Apex-Brasil?

Demais, né? Por mais complexas que essas operações sejam, se você pensou que só grandes empresários experientes podem usufruir do trabalho, saiba que isso não é verdade. Aqui na Apex-Brasil, temos orgulho de apoiar pequenas e médias empresas através de programas como o PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação, que dá o caminho das pedras rumo ao mercado internacional com foco em micro, pequenos e médios negócios. No último ano, foram mais de 6.700 empresas atendidas, em 1.300 municípios de todo o Brasil, dando seus primeiros passos para o mundo.

E para quem é #startupeiro? Com foco na promoção da inovação, a Apex-Brasil também atende startups brasileiras de vários segmentos através do StartOut Brasil. Em cada ciclo, são selecionadas até 20 empresas com potencial internacional para participarem de ações de imersão em alguns dos mercados mais promissores do mundo (já manda o link pro seu amigo que tá começando um negócio inovador, em breve abrem novas inscrições).

Calma, se você já é exportador, a Apex-Brasil também tem o que te oferecer


Quem já exporta também pode contar com a Apex-Brasil, através, por exemplo, do apoio à internacionalização. A gente explica: com o Programa de Internacionalização de Empresas, nossa equipe orienta empresas brasileiras que buscam se expandir internacionalmente ou aquelas já internacionalizadas que querem ampliar seus modelos de atuação global, promovendo assim maior competitividade e aumento dos negócios. Na hora de pensar em abrir um negócio no exterior, a Apex-Brasil também está ao lado do empresário brasileiro.

Para orientar nossos clientes da melhor maneira possível nesses e outros programas, é necessário investir muito na inteligência de mercado. Além de possuir 09 escritórios internacionais, a Apex-Brasil produz estudos exclusivos que orientam o empreendedor na hora de conhecer melhor as características comerciais dos diferentes países e regiões do planeta. Quer saber sobre indústria de games na China? Equipamentos de foodservice nos Estados Unidos? Construção civil nos Emirados Árabes? A Agência disponibiliza gratuitamente essas informações na forma de estudos de mercado atuais e completos. Para colocar a mão na massa, a Apex-Brasil aplica esses conhecimentos ao levar empresários para feiras setoriais ao redor do mundo.

A Agência - em sinergia com o Ministério das Relações Exteriores - também conta com o conhecimento especializado e local das embaixadas e consulados brasileiros nas diferentes regiões do mundo para desenvolver estratégias internacionais cada vez mais assertivas - tanto para a promoção comercial dos produtos brasileiros quanto para a atração de investimentos estrangeiros nos setores-chave da nossa economia.

Vamos ao que interessa: quais os resultados da Apex-Brasil?

 

E a pergunta de 1 milhão de dólares: qual o resultado disso tudo? Bem, talvez devamos corrigir para a pergunta de 62 bilhões de dólares. É isso mesmo: só em 2017, as exportações das empresas apoiadas pela Apex-Brasil alcançaram US$ 62 bilhões. Com resultados como esses, não é à toa que quase 15 mil empresas foram clientes da Apex-Brasil no último ano.

 

Promoção da imagem do Brasil & Investimentos

Sim, ainda tem mais pra contar sobre a Apex-Brasil. Mas a gente jura que o texto já está acabando.

 

Além do foco no crescimento das exportações e na atração de investimentos para o país, a Apex-Brasil também se dedica à promoção da imagem do Brasil no exterior. Mas isso é assunto para um novo post, focado exclusivamente na nossa atuação fora das terras brasileiras.

Leia a parte II.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento.


Coordenação de Relacionamento com o Cliente
E-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br
Telefone: 61 2027-0202

Facebook
LinkedIn
Twitter