A indústria de milho não transgênico Milhão está empolgada com a sua participação na Foodex 2018, uma das principais feiras de alimentos e bebidas do mundo, que será realizada entre os dias 6 e 9 de março, em Tóquio, no Japão. Baseada no interior de Goiás, a empresa criada em 2002 é uma das maiores do mundo no segmento de milho, com clientes em mais de 40 países. A liderança fica a cargo dos irmãos Leandro e Luciano Carneiro, apaixonados pela história do milho, e que herdaram profundo conhecimento de cultivo por meio de seu pai, agricultor há mais de 50 anos.

Eles adquiriram a Milhão, então uma pequena fábrica de produtos de milho para varejo, em 2002. Já em 2004, com as vendas em ritmo acelerado, a indústria abriu sua primeira loja de derivados de milho focada no varejo de ração animal. E, em 2008, tornou sua produção exclusiva para ingredientes livres de transgênicos (GMO-Free). Em 2009, o sucesso levou a Milhão à sua primeira feira internacional, a Salima, na República Tcheca. E novos mercados foram conquistados: Filipinas, Haiti, Venezuela, Caribe e China.

Justamente o que a Milhão almeja, com a participação na Foodex: avançar em novos mercados. “Estamos envolvidos com o mercado asiático que demanda produtos e insumos de alta qualidade”, afirma Delano Souza, gerente de marketing da empresa. Segundo ele, a Milhão vai apresentar na Foodex uma farinha de milho pré-gelatinizada, o FecoGel Mix, substituto para o amido de milho e ingrediente para diversas indústrias.

“A feira no Japão é mais uma das tantas que participamos em parceira com a Apex-Brasil, que ajuda muito na expansão internacional da Milhão. Graças a essa parceria estamos presentes em mais de 40 países”, diz Delano, que fala sobre esse e outros assuntos nesta entrevista concedida ao Blog da Apex-Brasil. Confira:

 

Qual a expectativa em relação à participação na Foodex 2018?

Muito positiva! Estamos cada vez mais envolvidos com o mercado asiático, que demanda produtos e insumos de alta qualidade. A indústria alimentícia não é exceção e temos nos aproveitado desse movimento para conquistar novos parceiros no continente.

O que a Milhão vai apresentar de novidade em uma das principais feiras de alimentos e bebidas do mundo?

Nosso foco sempre foi a inovação em ingredientes de milho não transgênico (GMO-Free) para a indústria, cada vez mais voltados aos valores saudáveis e naturais. Com isso em mente, apresentaremos nossa farinha de milho pré-gelatinizada, o FecoGel Mix, substituto para o amido de milho, ingrediente base para diversas indústrias. O FecoGel Mix, além de inovador e versátil, tem a vantagem de ser natural e não envolver processos químicos em sua fabricação, diferente do amido tradicional.

Quais os principais produtos da empresa?

O gritz de milho, para indústrias de snacks e cerveja, e a canjica usada para cereais matinais, além dos fubás que são ingredientes base para produtos como a papinha para recém-nascidos. O milho é base para diversos produtos, não só para indústria alimentícia, mas, também, para farmacêutica e até para mineração. Nosso portfólio de produtos é muito vasto.

Qual a diferença do milho não transgênico para o milho transgênico?

O milho transgênico é aquele que recebe um ou mais genes de outro organismo para tornar o grão mais resistente a pragas, diminuindo custos com o plantio e aumentando a lucratividade do produtor. Já o milho não transgênico (GMO-Free) é o milho sem alterações genéticas, conhecido como milho convencional. Diferente do transgênico, o milho não transgênico proporciona maior qualidade aos produtos. Os não transgênicos passam por rigoroso controle de contaminantes diversos, principalmente microtoxinas, alterações genéticas e alergênicos. As indústrias de alto nível utilizam ingredientes não transgênicos em seus produtos e oferecem mais saúde e segurança aos consumidores.

Quais os diferenciais competitivos e de qualidade que o milho não transgênico oferece para clientes e consumidores?

O milho não transgênico (GMO-Free) tem origem, identidade e padrões técnicos monitorados em cada uma das etapas de produção, para oferecer um produto final com alta qualidade e segurança. Nossos ingredientes industriais livres de transgênicos possuem características que agregam valores competitivos aos produtos finais dos clientes. São capazes de desenvolver alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes, sem glúten, livre de alergênicos e transgênicos, atendendo, além de vários setores, o mercado de alimentação saudável. Outra vantagem competitiva para garantir o melhor dos ingredientes de milho GMO-Free para indústria são os rigorosos e exclusivos testes de controle de qualidade, que criam diagnósticos inovadores, em parceria com a Envirologix, líder global no desenvolvimento de tecnologias de detecção rápida de organismos geneticamente modificados (OGMs). Garantimos baixo índice de microtoxinas, granulometria de acordo com a finalidade dos produtos, uso exclusivo do milho flint, variação do grão superior em valor nutricional, dureza e coloração, e tecnologia de ponta em cada etapa dos nossos processos fabris.

Quais os certificados que comprovam a qualidade dos produtos da empresa?

Trabalhamos em acordo com as mais importantes certificações de qualidade do mundo:

- Halal, que assegura que nossos produtos seguem as normas estabelecidas na cultura mulçumana, sendo a garantia de que a Milhão segue a jurisprudência islâmica.

- Kosher, que atesta que os produtos fabricados seguem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa, sendo reconhecido como sinônimo de controle máximo de qualidade.

- WGC Integral, que garante que nossa farinha de milho integral (FecoMix 425 In) é 100% integral. O selo WGC é uma iniciativa americana para informar indústrias de produtos integrais e seus consumidores.

- FSSC 22000, esquema de certificação de qualidade completo. Adquirindo produtos Milhão com esse selo, as empresas usufruem de benefícios, como: redução de riscos do negócio, aumento de credibilidade da marca, otimização de processos e maior satisfação do cliente.

- GMO Free (ID), que tem como um dos principais componentes a análise da qualidade e pureza. Ela controla a presença de OGMs (organismos geneticamente modificados), garantindo o milho GMO Free, livre de transgênicos.

Como é o dia a dia da Milhão, uma empresa livre de transgênicos?

É ter controle e rastreabilidade do processo produtivo, com atenção para os detalhes. Aqui começa o processo produtivo de produtos que consumimos todos os dias, no cereal matinal, no remédio para dor de cabeça e até na cervejinha do final de semana. Nosso compromisso com os clientes é garantir que os processos se segurança dos alimentos não ficam aquém dos que eles usam em suas fábricas, por isso nossa dedicação ao assunto. Ser GMO-Free é mais que ser livre de transgênicos, é ter controle do processo produtivo, com cuidados que começam antes da semente ser plantada e em cada passo da produção para garantir a integridade do insumo e mitigar as chances de contaminação cruzada com transgênicos.

Qual a história da empresa? Como ela surgiu?

Nascida em 2002, a Milhão é hoje uma das maiores indústrias de milho do mundo com clientes em mais de 40 países. Os irmãos Leandro e Luciano Carneiro, apaixonados pela história do milho, herdaram conhecimento de cultivo por meio de seu pai, agricultor há mais de 50 anos. Os sócios adquiriram a Milhão, uma pequena fábrica de produtos de milho para varejo. Com as vendas em ritmo acelerado, ela abriu, em 2004, sua primeira loja de derivados de milho focada no varejo de ração animal. A cada passo no mercado industrial, a Milhão reconhecia outras fornecedoras de derivados de milho e a carência das indústrias por ingredientes de qualidade capazes. Em 2008, a Milhão tornou a produção exclusiva para ingredientes livres de transgênicos (GMO-Free). Em 2009, o sucesso levou a Milhão à sua primeira feira internacional, a Salima, na República Tcheca, seguida da Filda, em Angola. E chegou às Filipinas, Haiti, Venezuela, Caribe e China. O aumento da produção devido à conquista de mercados trouxe a necessidade de uma nova fábrica. A obra foi finalizada em 2017 e está localizada na GO-070, em Goianira, com 121.000m² e capacidade produtiva de 18.000 toneladas por mês.

E quanto aos planos de expansão?

No fim do ano passado inauguramos uma nova planta, a mais moderna de processamento de milho no mundo, com capacidade de produção instalada de 30.000 toneladas por mês. Muito disso se deve ao crescimento da procura por comida mais saudável, que nos tornamos especialistas em atender. Essa demanda tem crescido no mundo inteiro e nosso intuito é continuar crescendo com esse mercado.

Qual a importância da parceria com a Apex-Brasil no processo de internacionalização?

Essencial! A expansão internacional da Milhão foi potencializada pelas ações da Apex-Brasil. E graças a essa parceria atualmente estamos presentes em mais de 40 países. Isso é fruto de um longo trabalho de participação em feiras e eventos organizados pela Agência. Em 2017, por exemplo, estivemos com a Apex-Brasil em 3 feiras internacionais e neste ano não será diferente.

Conheça a Milhão: http://www.milhao.net/