Cada vez mais as empresas brasileiras descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior.

A Casa Valduga, uma das principais vinícolas do Brasil, já descobriu isso faz tempo. Há mais de uma década, trabalha com a exportação dos seus produtos. A marca está presente em mais de 20 países, nos cinco continentes. Em depoimento ao canal da Apex-Brasil no Youtube, a analista de comércio exterior da Casa Valduga, Elisa Walker, explica que a empresa evoluiu como um todo quando optou por expandir seus negócios para outros países. É a diversidade de mercados que contribuiu para a promoção global de um Brasil competitivo, inovador, estratégico e confiável no mundo dos negócios – o mote da campanha Be Brasil. 

“Para se ter espaço no mercado internacional, é preciso ter um controle de qualidade tão bom para o mercado externo quanto para o mercado interno”, explica, lembrando que o reconhecimento dos produtos da Casa Valduga chegou depois de um trabalho de dez anos.  “Hoje os compradores externos já reconhecem nossos produtos não só na apresentação, mas também na bebida”, diz. 

Elisa também destaca a importância do apoio da Apex-Brasil na trajetória internacional da vinícola. “O apoio da Apex Brasil é fundamental para que nós tenhamos uma continuidade do nosso trabalho de divulgação e promoção da Agência”.

Confira o depoimento completo de Elisa Walker