A Munclair Iluminação Brasil, empresa que participa pela quinta vez de um dos principais eventos de design do mundo, a Semana de Design de Milão – a segunda em parceria com a Apex-Brasil –, tem como missão buscar a criação de produtos com arte e beleza. E isso desde 1966, quando foi fundada, em São Paulo, com foco em atuação no ramo da iluminação decorativa. Suas linhas também têm preocupação com a sustentabilidade ambiental, segundo Carolina Garcia, sócia da empresa. “Trabalhamos com uma equipe especializada que busca constantemente o desenvolvimento dos produtos com modernos processos industriais, tecnologia de ponta e rígido controle de qualidade para atender os clientes, a razão do nosso sucesso”, diz Carolina, em entrevista ao Blog da Apex-Brasil.

Nesse contexto, a expectativa para a Semana de Design de Milão é otimista. “A ação em que nos enquadramos é promovida pela Apex-Brasil num local dedicado exclusivamente à mostra Be Brasil, em bairro conceituado e que é referência de design district”, afirma Carolina, que apresentará em Milão a luminária Íris e o abajur Única, destaques de recentes feiras no setor. “Estar num evento dessa importância para o design internacional posiciona a indústria brasileira como de alta qualidade e mostra que nosso design é singular. O evento propicia contatos comerciais, podendo abrir nichos de atuação, tendo em vista que recebe pessoas de mais de 160 países diferentes”, diz.

A Munclair tem 52 anos dedicados à produção de luminárias decorativas, com fabricação própria. Seu design é autoral, com equipe de criação interna (Studio Munclair) e parceria com escritórios de design nacionais, como Pax.Arq, Adolini+Simonini e Fabíola Bergamo Design Box. Sua principal matéria-prima é o alumínio, além de madeiras, tecidos, vidros e acrílicos. A empresa coleciona seis Prêmios Abilux Design de Luminárias, além de ter participado de todas as edições da Expolux (principal feira nacional focada no setor de iluminação) e ter sido selecionada cinco anos consecutivos para a Semana de Design de Milão: três anos no Brazil S/A Milano e dois anos na mostra Be Brasil, da Apex-Brasil. E é sobre toda essa trajetória que Carolina Garcia concede a seguinte entrevista ao Blog da Apex-Brasil:

 

O que a Munclair vai apresentar de diferencial em Milão?

A Munclair estará presente com a Íris, luminária assinada pela Pax.Arq. A Íris tem um design minimalista e lindo e apresenta um diferencial, que é a capacidade de o usuário afastar ou aproximar suas cúpulas de maneira leve e simples, para regular a intensidade da luz no ambiente. Se quer um ambiente mais intimista o usuário pode aproximar as cúpulas, pois assim a Íris terá iluminação indireta e concentrada. Já para ambiente mais iluminado, afastando as cúpulas, o usuário permite que a luz emane de forma ampla. O sistema de movimentação está alojado em duas esferas de madeira que compõem seu design harmonizando com a cúpula inferior de madeira marchetada. Já a cúpula superior é feita em alumínio e pode ter acabamentos personalizados em combinações de cores.

Qual a história por trás do pendente Íris e do abajur Única, selecionados para a Semana de Design de Milão 2018?

O pendente Íris é fruto do projeto Design Export da Apex-Brasil/CBD. Foi lançado em janeiro de 2018. A íris tem estrutura fina e circular do olho responsável pelo controle do diâmetro da pupila e, portanto, pela quan­tidade de luz que atinge a retina. Já o abajur Única tem design assinado por Adolini+Simonini e foi lançado na Semana de Design de Milão de 2017. O Única foi desenhado a partir da golden section, princípio introduzido por Leonardo Da Vinci que estuda as proporções e harmonia entre as formas. Destaca-se a cúpula de vidro soprado artesanalmente. Seu molde único e o alto nível de dificuldade de produção da cúpula que mistura formatos quadrado e redondo garantem a exclusividade da coleção.

Quais os principais mercados da empresa?

Vendemos para lojas especializadas em iluminação e boutiques de iluminação no Brasil e em alguns países da América Latina como Chile, Bolívia e Peru.

Qual a história da empresa? Como ela surgiu?

A Munclair foi fundada em 3 de janeiro de 1966 como uma indústria metalúrgica de fabricação de luminárias decorativas. O atual diretor, Geraldo Garcia, 73 anos, entrou na empresa quando ela tinha um ano e meio para atuar como contador. Em 1970, se tornou sócio da Munclair, que na época tinha um total de cinco sócios. Em 1978, a participação de um sócio foi comprada, passando a Munclair a ser administrada por quatro sócios. Em 1980 as cotas de outros dois sócios foram compradas, ficando Geraldo e o sócio fundador. Em 1984, Geraldo se tornou o único diretor.

Quantas pessoas a Munclair emprega?

Somos uma pequena empresa e empregamos 30 colaboradores.

Quais os planos de expansão?

Há alguns anos adotamos como estratégia para nos diferenciar no mercado da iluminação – em especial dos importados/chineses – de focar na brasilidade e em produtos com design autoral e exclusivo, os quais são desenhados por nossa equipe interna, o Studio Munclair, e por escritórios parceiros.

Como foi a atuação na recém-encerrada Movelsul Brasil 2018, a maior feira de móveis da América Latina?

Apresentamos a Íris e o Única e foi um sucesso. O retorno dos compradores internacionais, lojistas de móveis e arquitetos/designers foi positivo. Foi a primeira aparição em um evento da Íris e deu para notar que além do design, o diferencial de movimento e regulagem da luminosidade encantam. Participamos de rodadas de negócios do projeto comprador Lux Brasil, o que trouxe a expectativa de abertura de novos mercados. E fizemos contatos nacionais e internacionais.

Qual a importância da parceria com a Apex-Brasil no processo de internacionalização da empresa?

Participamos do Projeto Lux Brasil, da Apex-Brasil, focados em incentivar a exportação das indústrias de iluminação. Por meio desse programa, atuamos em projetos compradores e em ações em vários países para divulgação dos modelos, como a Semana de Design de Milão e a Light Fair. As ações possibilitaram a abertura de novos mercados para a Munclair. Além disso, participamos de duas ações do programa Design Export. Na primeira edição, desenvolvemos a linha Cinta com a Questto|Nó, selecionada para Milão em 2015 e exportada para o Chile. Na segunda, criamos a luminária Íris, que estará em Milão representando a Munclair e a indústria e o design brasileiros.

Em quais projetos a Munclair e a Apex-Brasil já atuaram juntos?

Projetos compradores (vinda de empresários estrangeiros para reuniões de negócios com empresas brasileiras) e projetos vendedores (ida de empresários brasileiros ao exterior para rodadas de negócios com empresários / compradores locais) através do Lux Brasil, duas edições do Design Export e, também, o PEIEX.

Como é a parceria com o Projeto Design Export?

É produtiva e frutífera. O Design Export aproxima a indústria dos arquitetos e designers e facilita a criação de produtos diferenciados e com design brasileiro, o que valoriza a nossa indústria, nossos produtos e nosso país. Esses modelos diferenciados e com “brasilidade” são valorizados tanto no Brasil quanto no exterior, e facilitam a abertura de novos mercados à indústria brasileira.

 

Saiba mais:

Casos de sucesso de empreendedorismo brasileiro no exterior

Munclair