O acordo de cooperação técnica assinado entre a Apex-Brasil e o Sebrae foi destaque na imprensa nesta semana. O programa Repórter NBR, da TV NBR, e o site da revista Pequenas Empresas, Grandes negócios registraram a parceria das duas instituições em suas páginas e grade de programação.

O compromisso, firmado na terça-feira (6/06), dá continuidade a um convênio que começou em 2015 e prevê um plano de trabalho para os próximos 12 meses que inclui ações de integração no atendimento às micro e pequenas empresas com o objetivo de prepará-las para a exportação.

O programa Repórter NBR registrou a cerimônia de assinatura do acordo, mostrou empresários que já atuam na exportação e entrevistou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, que elogiou a natureza do Sebrae. “O Sebrae é um grande instrumentador das micro e pequenas empresas, que são essenciais para a economia como um todo e que, muitas vezes, se tornam grandes exportadores”, afirmou.

O site da Pequenas Empresas, Grandes negócios chamou atenção para o um estudo do Sebrae que identifica mais de 140 entraves nas transações de importação e exportação pelos pequenos negócios. “Precisamos remover o entulho burocrático que impede o livre trânsito de mercadorias. Para isso, vamos unir forças não só com a Apex-Brasil, mas também no exterior”, disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, em entrevista ao site.

Confira as matérias:

- Pequenas Empresas, Grandes negócios - Sebrae e Apex firmam estratégia para diminuir entraves nas exportações

- Repórter NBR - Acordo diminui burocracia para exportação de produtos das micro e pequenas empresas.