UTILIDADES DOMÉSTICAS GOURMET COM FOCO NO MÉXICO



UTILIDADES DOMÉSTICAS GOURMET COM FOCO NO MÉXICO

Não é à toa que o México foi o primeiro país a ter sua culinária reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2010. No Brasil e no exterior há muitos restaurantes especializados nessa gastronomia, assim como os amantes das tequilas, paletas mexicanas, guacamoles, tacos e tortillas. 

De olho nesse mercado, a Anodilar, indústria brasileira de utilidades domésticas que já está presente no Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Portugal, México e EUA, participou da segunda edição do Design Export, programa de aprimoramento do design com foco na exportação desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), para criar uma linha que atendesse a esse público, com foco no México, e que complementasse sua linha Gourmet. 

Foi com o Grupo Criativo que o projeto saiu do papel e deu vida à Linha México que contempla um amassador de abacates, um assador e uma forma de tacos. “Desenvolver produtos para o mercado estrangeiro, especialmente quando se trata de uma cultura diferente e tão característica, é um desafio. Possuímos um método chamado macrodesign que aplicamos em todos os clientes e projetos. É um processo de 6 fases, onde o desenho propriamente dito só acontece na fase 4. Antes disso, há o planejamento, a contextualização e a pesquisa. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas do mercado mexicano e registrar insights importantes para os produtos”, conta o arquiteto e diretor de estratégia do Grupo Criativo, Rodrigo Leme. 

Feito com chapa de aço inox, com um acabamento diferenciado e aquecimento elétrico, o assador “Al Pastor” é um produto utilizado na culinária mexicana para fazer tortillas com carne de porco. Também é muito utilizado para Kebab, Shauarma e churrasco grego. O amassador de abacates, feito de polipropileno e aço inoxidável, é uma ferramenta essencial para a produção da guacamole, utilizado para remover a massa da fruta e também para amassá-la. 

O formato do taco configura naturalmente um problema de estabilidade que dificulta sua montagem e modo de assar. A forma de tacos desenvolvida nesse projeto – feita de chapa de arame de aço carbono cromado – possui um desenho que possibilita sua utilização de três maneiras: para montar o taco, assar e também servir, mantendo a massa estável em todos os momentos, o que facilita o uso. 

Os produtos da nova linha acabaram de ser lançados na Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar que aconteceu em junho de 2018. O investimento foi de cerca de R$ 500 mil entre pesquisa, desenvolvimento, molde e marketing.  

A participação da empresa no Design Export deve contribuir para o aumento das exportações – que em 2018 já é 72% maior em relação a 2017.  Com os novos produtos, a projeção é de um aumento de 1% nas vendas com exportação para o México, Paraguai, Argentina e Chile. Algumas unidades já foram enviadas para esses países. “Foi uma excelente oportunidade de praticarmos o design de maneira mais específica e focada para outro país. Esse projeto aumentará a visibilidade da empresa e nossa competitividade, já que foi desenvolvido de acordo com a necessidade do mercado internacional”, finaliza Mariana Stangherlin Rigo, gerente administrativa da Anodilar. 

SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes. www.designexport.org.br