SÉRIE AUTORES BRASILEIROS: ADRIANA LUNARDI



SÉRIE AUTORES BRASILEIROS: ADRIANA LUNARDI

“O livro é uma senha para a sua vida e para o mundo”. É dessa forma que Adriana Lunardi explica a importância da leitura. Nascida em Santa Catarina, a escritora estreou com a obra “As Meninas da Torre Helsinque” (1996), que recebeu o Prêmio Açorianos (1997) nas categorias de melhor livro de contos e autor estreante. Em seguida, publicou dois livros que trouxeram destaque internacional: “Vésperas” e “Corpo Estranho”.

A Série: Autores Brasileiros é uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

“Vésperas” (2002) é uma coleção de novelas que narra os últimos dias da vida de escritores como Clarice Lispector, Dorothy Parker, Virginia Woolf, Colette e Katherine Mansfield. Ao apresentar os pensamentos e gestos finais das autoras, Adriana cria uma conexão com seu próprio trabalho, levando sua composição literária para além dos fatos biográficos. A obra é uma homenagem a todas essas mulheres que fizeram da palavra o seu ofício e foi publicada na França, Croácia, Argentina e Portugal.

De acordo com a escritora, a inspiração para o livro nasceu após ela descobrir como a escritora Zelda Fitzgerald havia morrido: em um incêndio dentro de clínica em que estava internada, onde as janelas eram gradeadas. Por este motivo, Zelda não conseguiu sair. “Deparei-me com a profunda ironia que havia na morte dela, porque foi internada ali para ser protegida. Essa constatação foi um impacto muito grande e resolvi escrever um conto sobre isso. Durante a produção, comecei a pensar em outras autoras das quais gostava e em como elas haviam morrido. Nisto, dei-me conta de que tinha um projeto e era o ‘Vésperas’”, disse.    

Já “Corpo Estranho” (2008) trata do processo de luto de um ilustrador botânico. O livro foi publicado na França em 2015. “É um romance sobre luto que foi escrito depois de ‘Vésperas’ em que abordo o momento seguinte da perda de uma pessoa. Foi mais ou menos uma tentativa de reflexão sobre o que viria depois”, detalha.

Outras publicações da escritora são: “Vendedora de Fósforos” (2011), que foi finalista na categoria Veteranos do Prêmio São Paulo de Literatura. A obra foi recém-adaptada para o cinema e narra a rivalidade entre duas irmãs, ambas leitoras de Hans Christian Andersen; e a ficção juvenil “A Longa Estrada dos Ossos” (2014). 

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.