SEMINÁRIO REÚNE 400 INVESTIDORES BRASILEIROS E AMERICANOS



SEMINÁRIO REÚNE 400 INVESTIDORES BRASILEIROS E AMERICANOS

O Seminário Infrastructure Brasil realizado na manhã desta segunda-feira (29/6) em Nova Iorque, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contou com a presença de 400 investidores brasileiros e norte-americanos. A presidenta Dilma Roussef encerrou o evento afirmando que o Brasil está aberto a investidores de todos os portes, ressaltando que há várias empresas norte-americanas instaladas no país há muitos anos e que ambos compartilham trajetórias comuns.

 

O Seminário foi aberto pelo Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que em discurso destacou o cenário positivo que o Brasil oferece. Enfatizou a necessidade de investimentos em inovação e infraestrutura, e elencou as modalidades de investimentos possíveis – acionista, financiador e construtor – nos segmentos de logística, energia, petróleo, gás e telecomunicações. Barbosa explicou que os leilões são as melhores formas de capitalização do financiamento brasileiro.

 

Também a presidenta Dilma Rousseff elencou o crescimento do país na produção de grãos e de veículos para destacar a demanda por infraestrutura. Acrescentou que os Estados Unidos têm uma estoque de US$ 116 bilhões (base de 2013) no Brasil.

 

Essa foi, também, a linha da palestra do presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, que citou o fato de que investimentos dos Estados Unidos no Brasil corresponderem a 37% de todo o valor aportado pelo país na América Latina. Barioni observou ainda que, no período de 2007 a 2013, registrou-se um crescimento de 221% nos ativos de empresas brasileiras nos Estados Unidos.

 

Barioni descreveu os serviços oferecidos pela Apex-Brasil a investidores, como o programa Innovate in Brasil, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,  com foco na atração de centros de P&D, além de projetos de venture capital e private equity.

 

No domingo (28/6) o presidente da Apex-Brasil participou de reunião da presidente Dilma Rousseff com 25 empresários brasileiros dos setores de alimentos, farmacêutico, mineração, eletro-eletronico, aviação, TI, máquinas e equipamentos, petroquímico, mineração, biotecnologia e energias renováveis.

 

Na terça-feira (30/6), em Washington, Barioni integra a Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos.