• Home
  • > Notícias
  • > PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O PAVILHÃO DO BRASIL NA EXPO DUBAI 2020 É DIVULGADO
segunda-feira, 12/11/2018
PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O PAVILHÃO DO BRASIL NA EXPO DUBAI 2020 É DIVULGADO

O arquiteto José Paulo Gouvêa é o vencedor do concurso para escolha do projeto do pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgou hoje, 12/11/2018, o resultado do concurso organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF). 

Com 4 mil metros quadrados, o pavilhão terá a água como elemento principal. Uma fina lamina d’água, representando os rios brasileiros e por onde os visitantes poderão caminhar, vai ocupar a maior parte do espaço, proporcionando uma experiência que será completada por projeções, sons e aromas. Inspirado no Rio Negro e na natureza da região norte do Brasil, o edifício terá um pavimento que reproduz as casas em palafitas comuns às regiões ribeirinhas. Sob a organização da Apex-Brasil, o prédio terá espaço para palestras e exposição, assim como café, restaurante e loja de souvenires. Durante o dia, será um espaço de sombra e descanso, e à noite, poderá ser visto como um cubo luminoso flutuante.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Que tal começar a semana de olho no futuro? Uma experiência imersiva inspirada nos mares e rios brasileiros promete agitar a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, #Dubai! Essa é a proposta do projeto vencedor do que dará forma ao #PavilhãodoBrasil na @expo2020dubai, assinado pelo arquiteto José Paulo Gouvêa do escritório @jpgarq! Está incrível, né? 👏🏻👏🏻👏🏻 Conheça todos os detalhes do projeto, além das propostas que também subiram no pódio em 2º e 3º lugar no site www.concursoexpo2020.com.br. #arquitetura #expo2020dubai #brasilnaexpo2020 #sustentabilidade #designbrasileiro #design #agua @iab.df @iab_brasil

Uma publicação compartilhada por Apex-Brasil (@apexbrasil) em

 

O concurso

O concurso teve a participação de 42 escritórios de arquitetura, cujas propostas foram analisadas por uma comissão julgadora coordenada pelo IAB-DF. A comissão foi formada por três jurados brasileiros: os arquitetos Fernando Viegas (SP) e Thiago Andrade (DF), e a artista plástica Maria Luiza Fragoso (RJ); e por dois arquitetos estrangeiros: Inês Lobo (Portugal) e Fernando Diez (Argentina).  Dentre os finalistas, o arquiteto Andre Scarpa (SP) recebeu menção honrosa, Anna Carolina Manfroi Galinatti (RS) ficou em terceiro lugar e Fabiano José Arcadio Sobreira em segundo lugar.

Os projetos inscritos no concurso foram elaborados de acordo com as temáticas e os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2020, com as normativas legais de construção na cidade de Dubai, e em parceira com profissionais locais. A seleção teve como diretriz a inovação tecnológica com concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem da estrutura.

O arquiteto José Paulo Gouvêa é doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e, desde 2005, dirige o escritório JPG.ARQ, sediado em São Paulo. Foi primeiro colocado no Concurso Renova-SP da Sehab, São Paulo, 2011 e vencedor do Concurso Nacional para Projeto da nova unidade do SESC em Limeira, São Paulo, 2017. É autor do livro "Itinerarios de Arquitectura IT06: Paulo Mendes da Rocha" Fundación de Arquitectura Contemporânea, Cordoba, Espanha, 2012, e diretor do documentário “PMR 29: 29 minutos com Paulo Mendes da Rocha”, São Paulo, 2011, em parceria com outros colegas. Colaborou com Heberle und Meyer - Raumlabor-Berlin, Una Arquitetos, MMBB, Piratininga e Paulo Mendes da Rocha.

A Expo Dubai 2020

As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes eventos onde a maior atração são os pavilhões dos países participantes, que contam com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai estará organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil fará parte deste último eixo temático, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

A Expo Dubai representa um momento singular de promoção da diversidade brasileira e uma oportunidade para a divulgação do país e de seus múltiplos aspectos. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, bem como na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros. Também contribuirá para reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória do Brasil.

 A Apex-Brasil é a responsável pela construção do pavilhão e pela organização a participação brasileira na Expo Dubai, de 20 de outubro de 2020 e 10 abril de 2021. Em 2015, a Agência organizou a participação brasileira na Expo Milão e, em 2010, na Expo Xangai.

 

Mais informações:

www.concursoexpo2020dubai.org

 +55 61 2027-0202

SAUN Quadra 05 Lote C Bloco B, Torre II,
Salas 1201 a 1701 Centro Empresarial CNC
Asa Norte, Brasília - DF, 70040-250

Apex Brasil - Logo

© Todos os Direitos Reservados - Apex-Brasil