O DESIGN NA INDUSTRIA BRASILEIRA



O DESIGN NA INDUSTRIA BRASILEIRA

Levar design para indústria brasileira desenvolver soluções inovadoras voltadas ao mercado internacional é a missão do Design Export, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design que já está em sua segunda edição. 
Em 2014 e 2015, o Design Export chegou a 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros, auxiliando na criação de 100 projetos de produtos ou serviços. Na primeira edição, 62% das empresas participantes tiveram a oportunidade de contratar design pela primeira vez.
Na segunda edição, 200 empresas brasileiras aprovadas nos editais estão recebendo apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de projetos de design de embalagem e produto. Ao longo de 2016 e 2017 as empresas estão conectadas a diversos escritórios de design espalhados por todo o Brasil que foram igualmente aprovados por um edital de habilitação técnica e jurídica para atendê-las. 
As empresas participaram de um processo de avaliação que comprovou suas regularidades fiscais e maturidade exportadora, além de critérios como porte, processo de desenvolvimento de novos produtos até orientação para o mercado externo. 
O programa se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação. 
O projeto é baseado na metodologia Design na Prática© – desenvolvida pelo Centro Brasil Design – que visa facilitar a inserção do design nas indústrias e alavancar uma postura empresarial inovadora. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades. 
Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. 
Alguns dos cases do programa e notícias relacionadas às empresas participantes, podem ser vistos no site www.designexport.org.br   

Para mais informações &     
contatos com empresários e porta-vozes do Design Export

Jaqueline Tiepolo    
Comunicação
CENTRO BRASIL DESIGN | www.cbd.org.br    
[41] 3018 7330     
jaqueline@cbd.org.br