MIDEM GERA US$ 1,1 MILHÃO EM EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS



MIDEM GERA US$ 1,1 MILHÃO EM EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS

Um grupo com 25 empresas brasileiras esteve em Cannes, França, entre os dias 6 e 9 de junho para participar do Midem. A delegação contou com representantes com diversos modelos de negócio e segmentos da música. A ação é promovida pelo Brasil Music Exchange (BME) – projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – e apoiada pelo Sebrae/RJ e pela Secretaria de Cultura do DF (Conexão Cultural DF).

Entre as atividades desenvolvidas, estiveram o estande coletivo, ações de apoio aos participantes e de relacionamento. O grande foco foram as empresas de porte médio e grande, uma vez que o evento oferece boas chances para gravadoras, editoras, empresas de tecnologia, de gestão de direitos autorais, de sincronização e produtoras. 

Negócios na área de sincronização
As principais oportunidades de negócios na Midem foram obtidas por labels, editores, bibliotecas de música e distribuidores, especialmente buscando sincronização ou licenciamento de música para projetos audiovisuais. Segundo o gerente do BME, Leandro Ribeiro, aqueles que têm em seu catálogo músicas brasileiras de grande qualidade, desde o tradicional até o contemporâneo, se destacaram. É o caso de nomes como Som Livre, Tratore, Scubidu Music, Dubas e Irmãos Vitale.

“Conseguimos que representantes dessas empresas participassem de uma reunião importante, chamada Global Sync. Eles organizaram algumas mesas redondas nas quais os nossos associados puderam compartilhar seu catálogo com importantes supervisores de todo o mundo”, detalha. O empresário Flávio Scubi de Abreu, da Scubidu Music, foi um dos participantes. Em sua primeira vez no evento, ele ficou satisfeito com os contatos realizados. “A reunião foi ótima, fiquei impressionado com a qualidade dos music supervisors e com as oportunidades geradas à partir deste encontro”, conclui. 

Possibilidades para a carreira internacional
Segundo o gerente do BME, apesar de o mercado ao vivo ainda não ser o ponto forte do evento, também foi interessante para artistas e empresas que estão iniciando a presença internacional. Isso porque abre oportunidade para entrar em contato com informações de qualidade nas conferências e nos painéis. “Para alguns desses artistas, abrimos possibilidades de contrato com editores e labels internacionais. Esse é  caso da banda FingerFingerrr (punk-rock). Eles encontraram uma empresa francesa de gerenciamento que está realmente interessada em organizar um tour na França”, explica.

A próxima edição do Midem já está confirmada e acontece entre 5 a 9 de junho de 2018 também no Palais des Festivals em Cannes.

Sobre o Brasil Music Exchange
O Brasil Music Exchange é o programa de exportação de música realizado pela parceria entre BM&A (Brasil, Música e Artes) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Empresas de todos os portes e modelos de negócios podem participar (Managers, Agentes, Produtores, Selos, Editoras, Distribuidoras, startups, empresas de tecnologia e serviços da cadeia da música, entre outras), basta ter interesse em exportar ou já estar exportando. Para mais informações, acesso: http://bma.org.br/brmusicexchange/