segunda-feira, 07/08/2017
MANUAL SOBRE BARREIRAS COMERCIAIS E AOS INVESTIMENTOS

Para auxiliar as empresas brasileiras a lidarem com possíveis barreiras comerciais que possam afetar suas exportações e investimentos, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criaram um manual que detalha o tema de forma didática e explicativa.

O manual explica o que são barreiras comerciais e aos investimentos e destaca a relevância do tema para o comércio exterior e para a atração de investimentos brasileiros. O documento detalha os diversos tipos de barreiras comerciais: tarifárias, não tarifárias e aos investimentos.

A ideia é que o manual sirva de apoio às empresas, associações e federações na identificação de barreiras que afetem seus interesses, fundamental para as posteriores iniciativas de remoção desses obstáculos. O manual está inserido no contexto do convênio da Agência com a CNI, em vigência desde 2014, que tem como objetivo viabilizar ações de defesa de interesses dos setores brasileiros no mercado externo, em busca de um melhor acesso aos produtos exportados do Brasil.

Para ler o manual completo, clique aqui.