MANAUS TEM NOVO NÚCLEO DO PEIEX



As empresas da região de Manaus que sonham em aumentar as vendas e conquistar novos mercados vão contar com mais um apoio: o novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate. O lançamento acontece amanhã (terça-feira, 15/8) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a partir das 9h.
 
O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos.
 
O Núcleo do Amazonas, sediado na Unidade 6 da UniNorte, vai atender até 146 empresas de produtos da biodiversidade, Tecnologia da Informação, biotecnologia, alimentos e bebidas, cosméticos e madeira e móveis até janeiro de 2019. Criado oficialmente em 22 de julho, o PEIEX Amazonas já atende a 60 empresas, entre elas a BDS Confecções, empresa com capital 100% nacional, que já exporta, mas que procurou o programa porque quer ampliar a atuação no mercado externo; a Rita Prossi Moda Sustentável, empresa amazonense de pequeno porte precursora no uso da natureza amazônica em joias e que quer aumentar sua atuação no mercado externo; e a Complevida Produtos Naturais da Amazônia, empresa que ainda não tem nenhuma experiência com o mercado de exportação.
 
A abertura do evento será realizada pelo CEO da UniNorte, Marcelo Medeiros, pelo reitor da instituição, Geraldo Harb, e pelo gerente de exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga. Também participam da cerimônia a coordenadora de competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, a coordenadora do PEIEX no estado, Olinda Marinho, a diretora da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UniNorte, Marklea Ferst, e o coordenador da região norte do PEIEX, Rafael Porto. Haverá ainda uma apresentação do case da BDS Confecções sobre exportação. Participam também da cerimônia representantes da federação, de entidades e órgãos públicos, além de empresários. Após a cerimônia haverá um brunch para os convidados.
 
“O PEIEX, coordenado pela Apex-Brasil e executado em 16 estados com o apoio de parceiros, atende uma necessidade de qualificar as empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, para que possam melhor enfrentar a concorrência nos mercados externos. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza regularmente. Entre 2009 e 2016 atendemos mais de 16 mil empresas em todo o país”, afirma a coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues.
 
Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde a indicação de busca por soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.
 
A Apex-Brasil operacionaliza o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa e operacionaliza 39 núcleos, que congregam os profissionais especializados, localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No biênio 2017/2018, a meta de atendimento nacional é de 3.500 empresas.
 
SERVIÇO
Lançamento do PEIEX no Amazonas
Endereço:  FIEAM – Centro Internacional de Negócios (CIN/AM), auditório Auton Furtado Júnior, 1º andar, Manaus/AM. 
Data: 15 de agosto, terça-feira
Horário: de 9h às 11h
Mais informações – 92 3212-5216