INSDÚSTRIA DO ARROZ PARTICIPA DE MISSÃO EMPRESARIAL NA CHINA



INSDÚSTRIA DO ARROZ PARTICIPA DE MISSÃO EMPRESARIAL NA CHINA

Além de reuniões com representantes do governo local, a agenda prevê visita a feira SIAL China, a maior da Ásia e quarta maior do setor de alimentos e bebidas do mundo, com foco em inovação e tendências que acontece em Xangai, na China. Durante a manhã de terça-feira (15/05) a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, e o executivo de Promoção Comercial projeto Brazilian Rice, Diogo Thomé, participaram, em Pequim, de reunião com o ministro da agricultura, Blairo Maggi e com o secretário de relações internacionais Odilson Luiz Ribeiro e Silva.
"Já vinhamos fazendo um alinhamento com a secretaria de relações internacionais do MAPA por conta do interesse no mercado chinês, desde 2012, no primeiro convênio entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). Tecnicamente, houve tentativas diversas de abertura do mercado sem sucesso. A partir dos encaminhamentos realizados nesta viagem, o tema será levado para uma comissão bilateral, Brasil-China, no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) que envolve, além do arroz, outros setores como soja, biotecnologia, carne e frango", comentou Andressa.

Um pleito realizado pela entidade durante a missão é a entrega de um relatório do produto brasileiro às autoridades sanitárias chinesas visando a obtenção de exigências dos requisitos fitossanitárias que o país exige para que os produtores consigam se adequar. "Os entraves burocráticos precisam ser vencidos para que possamos exportar o produto brasileiro para o país asiático e esse está sendo, sem dúvida, um passo muito importante", completou Andressa.

No ato de assinatura de renovação do convênio entre a Apex-Brasil e a Abiarroz, no final de abril, a entrada no mercado chinês já era debatida. O país é considerado o maior produtor, importador e consumidor de arroz no mundo. 

Sobre o Brazilian Rice

O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos. Informações: www.brazilianrice.com.br.