INDÚSTRIAS BRASILEIRAS NA ALL CHINA LEATHER EXHIBITION 2015



INDÚSTRIAS BRASILEIRAS NA ALL CHINA LEATHER EXHIBITION 2015

 

Mais de US$ 4 milhões em negócios, entre imediatos e para os próximos 12 meses, e 175 contatos comerciais realizados – principalmente com empresas da China, Índia, Taiwan, Bangladesh, Coréia, Etiópia e Paquistão. Esse foi o resultado da participação de quatro indústrias químicas brasileiras na All China Leather Exhibition 2015, finalizada dia 2 de setembro, em Xangai.

 

A presença das indústrias foi viabilizada por meio do Footwear Components by Brasil – projeto em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal). Durante a All China, uma das principais feiras mundiais do segmento de couro, calçados e artefatos, as empresas mostraram suas inovações e novas tecnologias para um mercado ávido por novidades.

 

Oportunidades no mercado chinês

A China é o 8º destino das exportações brasileiras de materiais para a indústria coureiro calçadista. Somente nos primeiros sete meses de 2015 as remessas para o país somaram US$ 15,3 milhões, sendo os principais segmentos exportados produtos químicos para couro (35,8%), insumos (30,5%), têxteis (12,2%) e outros (21,5%). Atualmente a China representa 63,3% da produção mundial de calçados.

 

Inspiramais
Outro destaque brasileiro na feira foi a realização – pela primeira vez em solo internacional – do Inspiramais, único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. Em um espaço de 60m² foram expostos os projetos Preview do Couro, Fórum de Inspirações, Ecodesign e Referências Brasileiras.

 

A ação foi promovida pelos projetos Brazilian Leather e Footwear Components by Brasil – parcerias entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), respectivamente.

 

Sobre o Brazilian Leather
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações emwww.brazilianleather.com.br

 

Sobre o CICB
Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais em www.cicb.org.br.

O Footwear Components by Brasil
Footwear Components By Brasil é a marca desenvolvida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para representar o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista no mercado internacional. A marca promove a integração deste cluster através de projetos e atividades estratégicas, possibilitando às empresas do Projeto Footwear Components by Brasil entregar todos os tipos de solução aos diferentes mercados e públicos. Mais informações em www.fcbybrasil.com.

 

Sobre a Assintecal

www.assintecal.org.br

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes.  Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).