GVCES E APEX-BRASIL TRAZEM RESULTADOS DO ICV GLOBAL 2017



GVCES E APEX-BRASIL TRAZEM RESULTADOS DO ICV GLOBAL 2017

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentarão na quinta-feira, dia 3 de agosto, em São Paulo, os resultados do projeto ICV Global (Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor), que qualificou micro e pequenas empresas com produtos e serviços inovadores e sustentáveis para a exportação. 

Os resultados, referentes ao ciclo 2 do ICV Global, que passou de 10 para 30 empresas participantes em relação ao ciclo anterior, estarão reunidos na publicação “Do Brasil para o mundo: exportação de soluções inovadoras e sustentáveis”, que será lançada no dia do evento e estará disponível para download no link. A publicação apresentará produtos e serviços diferenciados como, por exemplo, resíduos de tilápia usados para a produção de ração animal e poliuretano à base de óleo de soja – originalmente, é processado a partir do petróleo. 

“A inserção de micro, pequenas e médias empresas nas cadeias de valor internacionais é uma oportunidade não só de abrir novos mercados para elas, mas também para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis a grandes companhias. Essa é a segunda edição do projeto e vemos que há bastante espaço para quem se prepara e oferece produtos e serviços que realmente sejam criativos, inovadores e sustentáveis”, afirma Christiano Braga, gerente de Exportação da Apex-Brasil.

O objetivo do projeto é, por meio da formação e aprimoramento de ferramentas de gestão de negócios, contribuir para a maturidade exportadora de micros e pequenas empresas, fortalecendo seus atributos de inovação e sustentabilidade. Neste ciclo, os empreendedores realizaram imersão no Vale do Silício, onde participaram de mentoria no Google, visitaram as Universidades da Califórnia em Berkeley e de Stanford, além de conversar com empresários e investidores sobre temas como venture capital para empresas verdes, empreendedorismo feminino e sustentabilidade urbana.

Certamente, o mercado interno desaquecido e a alta do dólar estimulam empresas a olharem para a exportação com maior interesse”, diz Ana Coelho, gestora de projeto do GVces. “No entanto, para pequenas empresas que desejam faturar com clientes internacionais, é preciso desenvolver uma estratégia de longo prazo que implica em profundas transformações na gestão empresarial, como desenvolvimento de equipe ou profissional de vendas, e adequações a requisitos legais e certificações para exportação.” 

Dados mais recentes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), referentes ao biênio 2015/2014, apontam que as médias e as grandes empresas registraram retração nas exportações e foram as MPEs que tiveram aumento. Estas últimas tiveram uma variação relativa positiva, em US$ FOB, de 7,27% e 5%, contra perdas de -2,72% e -15,79% das médias e grandes.

RODADAS DE CONVERSA

Como parte do evento, ainda estão programadas duas rodadas de conversa com representantes de empresas MPEs e de empresas parceiras no ICV Global que vão propor temas de reflexão para quem tem planos ou já exporta, comentar o cenário atual das exportações e as dificuldades e as soluções que estão sendo encontradas para levar serviços e produtos inovadores e sustentáveis brasileiros para o mercado externo. 

Além disso, 18 MPEs que participaram do ciclo 2 do ICV Global vão apresentar seus produtos em uma feira expositora que será montada na FGV, compreendendo as áreas de cosméticos, construção civil, saúde, alimentos e bebidas, agronegócio e têxtil.

Serviço

Data: 3 de agosto (quinta-feira)
Horário: das 16h às 20h (credenciamento terá início às 16h)
Local: Auditório Nove de Julho Economia da FGV
Endereço: Av. 9 de Julho, 2.029, térreo (entrada também pela r. Itapeva, 432)
Inscrição: Acesse aqui para fazer sua inscrição 

 

PROGRAMAÇÃO

16h: Credenciamento e café de boas-vindas

16h30: Abertura e apresentação da iniciativa ICV Global

17h: Primeira rodada de conversa com MPEs
Participam: Mônica de Souza (Sigo), Luciane Fornari (Fornari); Cláudio Sínola (Morada da Floresta) e Oto Barreto (Sanhaçu)

17h40: Feira expositora e networking

18h10: Segunda roda de conversa com âncoras e parceiras 
Participam Luciana Alvarez (gerente de sustentabilidade da Duratex), José Otávio de Souza (gerente comercial da Vicunha), Sabrina Leitão (Grupo Lopas) e Fernanda Estevam (EAES Confecções)

18h50: Apresentação da publicação do ICV Global e visão de futuro do projeto

19h: Coquetel de encerramento e feira expositora