sexta-feira, 19/05/2017
FREE THE BID CHEGA AO BRASIL

É a vez das mulheres no WHEXT, festival da APRO, junto a sua plataforma de internacionalização FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –Apex-Brasil. O painel “A importância do olhar feminino em projetos audiovisuais. Quais são os ganhos para as marcas?” acontece durante o festival voltado a discutir o futuro da produção audiovisual publicitária. O objetivo é apresentar o movimento “FreeTheBid” de inserção de mulheres como diretoras de filmes publicitários. 

Você sabia que no Brasil estima-se que a decisão de compra da mulher varia entre 60% a  70% nos lares e apenas 7% das nossas campanhas publicitárias dos últimos anos foram dirigidas por mulheres? 

Há uma prática corrente na indústria de produção de filmes de publicidade que prega que a cada novo filme a ser produzido por uma agência, haja uma concorrência entre pelo menos três diretores, de modo que sempre seja garantida a diversidade de talentos à frente destas obras, havendo um rodízio saudável entre os nomes. No entanto, na esmagadora maioria das vezes, as concorrências são feitas por diretores do sexo masculino. Onde ficam as diretoras nesse cenário?

Foi pensando nisso que o publicitário brasileiro PJ Pereira, radicado nos EUA, e a produtora executiva Alma Har'el criaram esse movimento, que parte de um princípio simples: as agências se comprometem a, toda vez que forem fazer um “triple bid” de diretores (uma concorrência entre três profissionais), um deles será uma mulher. Isso não se aplica a “single bids”, e nem significa um compromisso em se contratar a diretora. Trata-se apenas em dar a chance de conhecer um novo talento e permitir que elas tenham tratamento igual. 

Desta forma, as produtoras terão que chamar diretoras e algumas delas, as mais talentosas, vão acabar ganhando mais projetos e formando portfólios  mais completos que possam competir com os diretores. O projeto rapidamente se espalhou pelo mercado norte-americano, com agências como DDB; BBDO; McCann; R/GA; CP+B; FCB e outras aderindo à causa.

O mais importante é reforçar que não se trata de um movimento das produtoras isoladamente, e sim uma iniciativa internacional. No Brasil, a diretora de filmes publicitários Mari Youssef e a gerente executiva da FilmBrazil, Marianna Souza, são as representantes locais do “FreeTheBid”. “Abraçamos esse movimento pois acreditamos no valor agregado que o olhar feminino pode proporcionar às produções audiovisuais, na valorização e sobretudo nos benefícios que certamente poderá trazer para as marcas”, diz Marianna.  

Ambas já estão em contato com várias agências e clientes para participarem como signatárias desse movimento no Brasil. Já há alguns nomes confirmados e para a surpresa de todas, a receptividade tem sido muito boa por onde estão levando a nova ideia.  

O WHEXT  acontece nos dias 22 e 23 de maio, no espaço de exposições do Centro Britânico, em São Paulo (Pinheiros). Além das palestras, mesas de debates e espaços de networking, o festival conta com as  Oficinas de Produção, trazendo questões normativas e operacionais que integram o IV Fórum da Produção Publicitária (mais em www.whext.com.br).

 A marca WHEXT foi criada pela Tátil Design e  toda comunicação do festival e IV Fórum da Produção Publicitária foi  desenvolvida pela equipe da agência de publicidade Dentsu Brasil. O WHEXT tem patrocínio dos Correios e apoio de mídia do Meio & Mensagem e da Elemídia.


Sobre a FilmBrazil
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do País, reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.
 

SERVIÇO:
WHEXT 
Das 22 e 23 de maio
Espaço de exposições do Centro Brasileiro Britânico
R. Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros, São Paulo – SP- 05428-002
São Paulo - SP