EMPRESAS PARTICIPAM DE MISSÃO DE BENCHMARKING NA ALEMANHA



EMPRESAS PARTICIPAM DE MISSÃO DE BENCHMARKING NA ALEMANHA

Durante os dias 8 e 12 de maio, as empresas 2Rios, Capricórnio Têxtil, Maria Pavan, Marisol, Tecelagem Panamericana, Tremembé e Vicunha Têxtil participam da Missão de Benchmarking em Inovação para a Alemanha, uma iniciativa da Abit, através do Programa Texbrasil, e em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A ação tem como objetivo levar os empresários do setor à 19ª edição do Simpósio Techtextil, que ocorre durante a mais importante feira de têxteis técnicos e tecnológicos do mundo, de mesmo nome, bem como ao evento Texprocess, líder em tecnologia de processos têxteis, acessórios e serviços para o setor. Os eventos ocorrem em paralelo entre os dias 9 e 12 de maio, na cidade de Frankfurt.

Para Matheus Fagundes, presidente da 2Rios, a busca do setor têxtil por inovação é fundamental, desde processos à tecnologia em novos materiais. “Chegamos para a missão muito entusiasmados, teremos uma semana com agenda cheia e com certeza muito produtiva visando o futuro do setor. A missão sem dúvida nos aproximará de novas tecnologias e principalmente de novos parceiros para seguir os projetos de inovação da 2Rios Lingerie no Brasil e no mundo”, revela Matheus. Quem também espera conhecer novas tecnologias da área têxtil, é Carlos Figur, do departamento de engenharia da Marisol: “temos expectativa de nos atualizar em relação a novas tecnologias, trocar experiências e buscar benchmarking. Acreditamos que os eventos que irão acontecer na Alemanha são ótimas oportunidades para a busca deste know how”, afirma.

Já Maria José Orione, da área de Planejamento Estratégico da Capricórnio Têxtil, conta que a empresa tem como maior interesse de curto prazo os sistemas de integração e automação dos processos têxteis. “No médio e longo prazo, temos interesse de conhecer as inovações que podem resultar em disrupturas nos negócios e/ou processos produtivos e novos modelos de negócio”, completa. Também faz parte da programação da missão uma visita ao Instituto de Tecnologia Têxtil (ITA), da Universidade de Aachen, referência mundial em engenharia de materiais, processos produtivos e têxteis técnicos, que ocorrerá na segunda-feira, dia 8 de maio.

Durante a missão, três especialistas de Indústria 4.0 do Senai Cetiqt irão apontar os destaques dos eventos e discutir sobre as novas tecnologias e principais inovações apresentadas. O presidente da Abit, Fernando Pimentel, irá fazer uma apresentação sobre Indústria 4.0 no painel organizado pela IAF durante a Texprocess, na manhã do dia 9 de maio.