EMPRESAS COMPLETAM 15 ANOS DE PARTICIPAÇÃO NA FEIRA FIME



EMPRESAS COMPLETAM 15 ANOS DE PARTICIPAÇÃO NA FEIRA FIME

De olho em parcerias com distribuidores norte-americanos e latino-americanos, empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Orlando, na Flórida, para participação na Fime (Florida International Medical Equipment Trade), mais importante evento voltado ao setor médico-hospitalar dos Estados Unidos.

Com data marcada para o intervalo entre os dias 8 e 10 de agosto, a feira é especializada em dispositivos para a área médica, abrangendo produtos biomédicos, tecnologia de comunicações, dispositivos de diagnóstico, produtos médicos descartáveis, dispositivos eletromédicos, de emergência, hospitalares e de laboratório, além de produtos de reabilitação, cirurgia, aparelhos de tratamento, com foco na América Latina.

Para Laísa França, coordenadora de promoção comercial da ABIMO, a participação brasileira na Fime fortalece a imagem da indústria médico-hospitalar na região e é um meio de chegar a potenciais compradores. “A FIME é uma maneira econômica de atingir nosso público-alvo, pois reúne distribuidores de todas as regiões latino-americanas em um único evento. Orlando também é um destino mais barato e mais próximo para os brasileiros do que Europa, por exemplo", pontua.

No ano passado, o volume de negócios em 12 meses provenientes de contatos da feira girou em torno de US$ 8 milhões. No total, 30 empresas associadas ao BHD participaram e contataram clientes de vários países, como Alemanha, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Eslovênia, Espanha, entre outros.

Para esta edição, que marca os 15 anos de participação do Brasil no evento, o pavilhão recebe 35 empresas associadas. Marcando presença pela primeira vez, a Ortho Pauher, fabricante de produtos ortopédicos, embarca para os Estados Unidos determinada a abrir mercados em países que ainda não conhecem seus produtos. 

“Nos EUA e em alguns países latino-americanos, acreditamos que podemos crescer. Além disso, sabemos que é uma feira com ampla visitação de empresas latinas, região onde somos mais fortes e já estamos cientes da presença de vários clientes ativos de nossa empresa. Assim sabemos que será também uma excelente oportunidade para os encontrar”, ressalta Pedro Maia, gerente de exportação da companhia.

A Ortho Pauher já teve um distribuidor americano no passado; porém, como a distribuidora deixou de existir, a empresa aposta na participação na Fime para fazer novos contatos, reunindo distribuidores e lojistas dos seguimentos ortopédico, farmacêutico e cirúrgico. “Vamos apresentar a nossa linha de gel e silicone para cuidado dos pés e também uma linha específica do ramo de ortopedia técnica para amputados e outros tipos de descapacidades”, destaca Maia.

Juntamente à Ortho Pauher, a Atrasorb, especializada em produtos médico-hospitalares, compõe pela quarta vez o pavilhão brasileiro na feira. “Com os nossos absorvedores de CO2 Pharma e Pharma Free, que são utilizados na área medicinal em procedimentos que requerem anestesia inalatória, temos a perspectiva de fazer a presença da nossa marca, assim como prospectar novos clientes e rever compradores”, salienta Thales Mendonça, responsável pela área de comércio exterior da Atrasorb.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.