EMPRESA BRASILEIRA APOSTA EM DESIGN ESPECIAL DE LUMINÁRIA PARA ARGENTINA E PARAGUAI



EMPRESA BRASILEIRA APOSTA EM DESIGN ESPECIAL DE LUMINÁRIA PARA ARGENTINA E PARAGUAI

Com sede em Pinhalzinho, Santa Catarina, a Eletro Zagonel já é uma referência no mercado de duchas, torneiras elétricas e eletrônicas e iluminação profissional com luminárias públicas, refletores, placas de sinalização de emergência e lâmpadas tubulares.

Baseado no planejamento estratégico desenvolvido para os próximos anos, que inclui o aumento das exportações, Roberto Zagonel, sócio administrador da empresa, viu a oportunidade de, junto com o Design Export, programa desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD), entrar em um novo segmento de produto que atendesse a linha de iluminação residencial com um design diferenciado. Foi então que o programa conectou a empresa com a Bertussi Design.

Criou-se a luminária Plafon Duo, produto utilizado para instalação indoor. “O diferencial deste projeto é que a luminária pode ser instalada embutida ou sobreposta, sendo possível ter duas formas de montagem em um mesmo produto, sem aquisição de nenhum componente adicional”, comenta Roberto. De acordo com o designer Tobias Bertussi, a inovação do produto é a liberdade que o projeto oferece. “Um único produto pode atender dois mercados distintos, podendo ser da livre escolha do consumidor adaptar a utilização e aplicação do produto à sua necessidade, seja embutir ou sobrepor”, ressalta.

A luminária é composta de alumínio e polímeros que, aliados ao sistema eletrônico, atende a requisitos de fácil montagem e praticidade na utilização. A tecnologia de iluminação de estado sólido (LED – Light Emitting Diode), permite mais durabilidade e eficiência energética. “O produto possui um sistema eletrônico de alimentação do LED com características que oferecem uma grande qualidade energética, como o fator de potência quase unitário e baixa distorção harmônica”, comenta o empresário.

O produto pode ser produzido com fonte de luz de diferentes temperaturas de cor, atendendo a necessidade do cliente e do ambiente a ser instalado, com possibilidade de ser dimerizável. “Este projeto é aparentemente simples, mas de desenvolvimento incremental tecnológico que atende distintos nichos de mercado, visa ao aumento nas vendas ampliando o mercado internacional e o mix de produtos da marca”, reforça Roberto.

O projeto deve ser inserido no mercado em 2018 com grandes expectativas. “Em comparação a produtos semelhantes existentes ele tem maior eficiência luminosa, menor custo, e adapta-se a diversos ambientes”, conclui o empresário.

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende  empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design.

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.

www.designexport.org.br