• Home
  • > Notícias
  • > EMPRESA APOSTA EM DESIGN PARA HUMANIZAR ROBÔ DE VENDAS COM FOCO NO EXTERIOR
segunda-feira, 08/01/2018
EMPRESA APOSTA EM DESIGN PARA HUMANIZAR ROBÔ DE VENDAS COM FOCO NO EXTERIOR

Com uma história de mais de 50 anos, a Topema Cozinhas Profissionais fabrica equipamentos e acessórios para cozinhas em Diadema, São Paulo. A empresa já exporta para os Estados Unidos e, para aumentar a percepção de valor em um dos seus produtos, participou do Design Export – projeto desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD) –, para redesenhar o equipamento. 

Trata-se do ROBO FROZEN®, produto da linha Innovations que se comporta como uma vending machine totalmente automatizada para a venda de sorvetes, doces e quaisquer produtos consumíveis que podem ser dosados. De acordo com Lourival Nascimento dos Santos, diretor de inovação da Topema, era preciso fazer melhorias no equipamento. “A percepção é de que a máquina atual ainda intimida o usuário. Ela precisa trazer aos consumidores uma experiência de compra agradável e interativa. Nossa intenção foi deixá-la com uma interface melhor e com acabamento perfeito, além de cumprir as exigências de órgãos certificadores nacionais e internacionais”, comenta. 

O escritório Studio Ino foi conectado à empresa e assumiu o projeto de redesign do ROBO FROZEN®. “O grande desafio era humanizar um equipamento robótico automatizado. Trabalhamos na melhoria da percepção visual, na criação de trilha sonora, nas luzes e na comunicação no ponto de venda. Tudo isso para melhorar a experiência do consumidor”, diz o designer Emmanuel Melo. 

Comercializada para espaços de grande concentração e movimentação de pessoas como parques, shoppings, museus, academias, escolas e universidades, a ROBO FROZEN® agora é um equipamento mais interativo, colorido e carismático. As cores podem ser customizadas de acordo com o desejo do cliente final. 

As vending machines tradicionais disponíveis no mercado norte-americano demandam de em média seis etapas executadas para a realização de uma compra. O novo equipamento da Topema finaliza um pedido em três etapas de interação em um período de 40 segundos. “Aumentar a velocidade no atendimento sem perder o entretenimento lúdico foi fundamental para manter o equipamento atrativo para consumidores e futuros proprietários”, finaliza Lourival. A máquina deverá entrar no mercado nacional no início de 2018 e o mercado americano deverá ser conquistado a partir do segundo semestre de 2018.

SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes. 
www.designexport.org.br