ECONOMIA SOB DEMANDA: TENDÊNCIA DE CONSUMO EM 2018



ECONOMIA SOB DEMANDA: TENDÊNCIA DE CONSUMO EM 2018

Uma nova geração de consumidores preocupada com a comunidade, que prefere o aluguel e os clubes de assinaturas está modificando a economia, tornando o consumo ostentoso algo do passado. Esse novo perfil de consumidor é chamado de Os Inquilinos pela Euromonitor International e é uma das dez principais tendências de consumo para 2018 apontadas no relatório da consultoria Top 10 Global Consumer Trends for 2018.

“Consumidores com pouco dinheiro querem mais flexibilidade e liberdade em suas vidas e menos bagagem. Em vez de desejarem bens materiais, eles preferem o minimalismo e viver o momento. Isso significa não se prender a posses. Os Inquilinos querem acesso em vez de bens materiais, seja através de compartilhamento, troca, aluguel ou streaming”, comenta Alison Angus, head da pesquisa de Lifestyles da Euromonitor International.

Segundo o relatório, a economia sob demanda é um forte impulsionador dessa tendência pois proporciona uma renda extra ao consumidor à medida que eles compartilham o que possuem, sejam habilidades ou produtos. Segundo o relatório, a tendência cresceu para muito além do compartilhamento de caronas e casas para incluir todo tipo de serviços, desde pequenos trabalhos pessoais (TaskRabbit) ao aluguel de roupas, brinquedos, ferramentas, equipamentos esportivos e até cães (BorrowMyDoggy). Os dados da Euromonitor International confirmam isso: a porcentagem de consumidores que usam seus smartphones regularmente para utilizar serviços de streaming de música aumentou de 31% para 36% entre 2016 e 2017, sendo que grande parte do aumento aconteceu entre os consumidores mais jovens. A porcentagem dos consumidores que usam serviços de compartilhamento de caronas subiu de 14% para 19%, mas chegou a 27% entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

 
Fonte: Euromonitor International

“Acessibilidade, conveniência e sustentabilidade são fatores chave para o crescimento da economia compartilhada. As pessoas que têm estilos de vida agitados e cada vez mais volúveis continuam procurando maneiras de reduzir gastos, poupar tempo e viver livremente de uma maneira que seja também ecológica”, finaliza Angus.

Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça o download:
•    Em inglês: http://bit.ly/2rlmN05
•    Em espanhol: http://bit.ly/2Dj6KBv