CRIADOR DA TECNOLOGIA BIOSOFTNESS VENCE PRÊMIO ECOERA 2016



CRIADOR DA TECNOLOGIA BIOSOFTNESS VENCE PRÊMIO ECOERA 2016

Renan Serrano, criador da tecnologia Biosoftness e estilista da Trendt – empresa participante do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – foi o grande vencedor do Prêmio Ecoera 2016, na categoria Planeta, para empresas com até 49 funcionários. A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira, dia 25 de novembro, durante a 2ª edição da Casa Vogue Experience.

 

“O prêmio é uma validação que mostra que o mercado está em busca de soluções e novas práticas para tarefas que há tempo não são revistas, como é o caso de lavar roupa”, comenta Renan. A Biosoftness é uma inovação biológica que elimina o odor do corpo quando nanocápsulas do tecido entram em contato com o pH da pele. Tais cápsulas, além de serem biodegradáveis, impedem o crescimento de bactérias e fungos em qualquer tipo de têxtil, contribuindo assim para a preservação das roupas e para a economia de água, uma vez que a lavagem das peças pode ser reduzida pela metade.

 

O projeto vencedor na categoria de práticas ambientais, que surgiu quando Renan cruzou dados de escassez de água em diversos estados do Brasil e dos Estados Unidos, teve seu protótipo testado com sucesso pela Trendt, seguindo para uma parceria entre a empresa e a Alcaçuz e, atualmente, é utilizado também pela marca de resortwear Helen Rödel.