COMO CONSUMIDORES ESTÃO DESAFIANDO A VELHICE



COMO CONSUMIDORES ESTÃO DESAFIANDO A VELHICE

A expectativa global de vida é hoje de 72 anos, um aumento comparado aos 69 anos de 2005. Em uma década, a participação global de pessoas acima dos 60 anos cresceu de 10% para 12% e até 2020 deve atingir 13%. O mundo não está somente amadurecendo, mas as pessoas nunca antes pareceram e se sentiram tão jovens. No relatório global “Old is the New Young”, a empresa de pesquisa Euromonitor International analisa o impacto do envelhecimento nas sociedades e economias ao redor do mundo, aprofundando em como essa mudança no comportamento do consumidor está desafiando o conceito de envelhecimento. 

Baby boomers estão redefinindo o conceito de velhice 
Menos conservadores que seus antecessores e influenciados pelas imagens de celebridades e de pessoas ativas e sem marcas de expressão, os baby boomers não estão mais dispostos a assumir uma atitude passiva em relação ao envelhecimento. Eles estão muito mais ativos nas tentativas se permanecer jovem, saudável e energético. 

Um estilo de vida mais holístico 
Cada vez mais, os consumidores estão adotando uma abordagem mais holística em relação ao envelhecimento. Eles passam a prestar mais atenção à função nutricional dos alimentos e a reconhecer a importância de um corpo ativo no equilíbrio do bem-estar emocional – tendência que beneficia os produtos voltados à saudabilidade. 

Cérebro fitness 
Um cérebro saudável e pensamentos positivos se tornam componentes ainda mais essenciais para se manter jovem. Uma vez que doenças como Alzheimer e demência se tornam preocupações maiores para os consumidores em envelhecimento, a necessidade de se manter socialmente e intelectualmente mais ativo se torna ainda mais relevante. Assim, esse grupo passa a trabalhar por mais tempo, viajar mais, desenvolver novas habilidades. 

Adaptando o mercado para um novo consumidor 
As empresas vêm rapidamente respondendo às novas necessidades dos consumidores em envelhecimento por meio de adaptações de seus produtos, desenvolvimento de novas embalagens, oferecendo serviços personalizados e incluindo esse grupo em campanhas publicitárias. 

Para saber mais: Old is the New Young: How Consumers are Challenging Ageing 

Sobre a Euromonitor International 
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.