COM MERCOSUL NO FOCO, EMPRESA APOSTA EM NOVAS EMBALAGENS



COM MERCOSUL NO FOCO, EMPRESA APOSTA EM NOVAS EMBALAGENS

É na cidade de Sertanópolis, no norte do Paraná, que a Luggi Alimentos fabrica mais de 396 mil quilos de salgadinhos de milho e trigo desde 1989. Exporta parte da produção para os países do Mercosul e participou do Design Export, programa desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD), para readequar algumas embalagens e criar a de um novo produto.

De acordo com a gerente de vendas Angelina Schmitz, para seguir a expansão comercial era preciso redesenhar a linha de embalagens de quatro produtos e desenvolver a embalagem de um novo produto para atender a expectativa dos clientes estrangeiros. “Nossas embalagens eram pouco atrativas e sem referência ao mercado exterior”, diz.

Foi então que o escritório Designo Design entrou em cena, buscou tendências e detalhes atuais e deixou a linha mais atrativa. “Pensamos no público infanto-juvenil, usamos cores e elementos que chamam atenção do consumidor no ponto de venda e demos destaque ao nome da marca”, diz o designer João Carlos Ferreira.

A troca de mascote foi um desafio, já que a empresa buscava uma reformulação. “Pesquisamos o mundo da criança e chegamos a um conceito de monstrinhos, com um apelo divertido e bem infantil. Acreditamos que agora a embalagem se aproxima mais do consumidor sem ser apelativa”, completa João.

O novo produto, chamado Bacondix, já está sendo comercializado nos mercados interno e externo, com início para o Paraguai. As outras embalagens serão inseridas no mercado gradativamente, com previsão de troca em março de 2018. “Esperamos um aumento de pelo menos 50% de produção, pois as artes ficaram muito atrativas, com isso conquistaremos novos mercados e teremos força para ampliar o mercado exterior”, finaliza Angelina.

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes. 
www.designexport.org.br