EMPRESAS DE TI PARTICIPAM DO BRASIL TECNOLÓGICO



EMPRESAS DE TI PARTICIPAM DO BRASIL TECNOLÓGICO

 

A cidade de Lima receberá nos dias 12 e 13 de julho a sétima edição do Brasil Tecnológico, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizada em parceria com a embaixada do Brasil no Peru.

 

A programação inclui a realização de rodadas de negócios e de seminários técnicos e contará mais uma vez com a participação de um grupo de nove empresas do setor de software e serviços de TI integrantes do Sistema Softex: Automídia, Digital Pages, Iacit, Interact Solutions, Khomp, Kryptus, MHA, MV e TOTVs. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica no exterior o setor de TI nacional. A iniciativa ocorre no âmbito projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI desenvolvido em parceria pela Softex com a Apex-Brasil.

 

“O portfolio brasileiro, totalmente aderente às atuais demandas de TI dos mercados peruano e mundial, apresenta um valor bastante competitivo em relação aos grandes players globais. Além da geração de novos negócios, há também uma oportunidade para a construção de iniciativas colaborativas capazes de proporcionar às companhias de ambos os países não apenas mais robustez, mas a possibilidade de oferta de soluções e serviços de TI de maior valor agregado”, explica Guilherme Amorim, gestor da área Internacional da Softex.

 

O objetivo do Brasil Tecnológico, considerado uma das principais iniciativas da Apex-Brasil para promoção de negócios na América Latina, é facilitar o acesso das companhias nacionais ao mercado peruano, prospectar oportunidades de negócios de exportação, atrair investimentos e fortalecer a imagem do país como produtor de tecnologias avançadas em diversas áreas. A expectativa é que sejam gerados cerca de US$ 60 milhões em negócios nos próximos 12 meses para as 42 empresas brasileiras participantes.

 

Como estratégia para incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países, durante os dois dias do encontro empresários, representantes de governo, jornalistas e formadores de opinião peruanos poderão conhecer algumas das soluções desenvolvidas no Brasil nos setores de tecnologia da informação, eletroeletrônicos, químicos, equipamentos médico-hospitalares, plásticos, máquinas e equipamentos, fármacos e indústria sucroalcooleira. Na manhã do dia 12, Ruben Delgado, presidente da Softex, fará uma apresentação sobre a TI brasileira e sua tração no mercado internacional.

 

Com uma previsão de crescimento do PIB de 3,74% para este ano, o Peru é hoje um importante mercado-alvo para os 80 setores apoiados pelos projetos de promoção comercial da Apex-Brasil e um grande aliado no objetivo de diversificar os destinos das exportações nacionais.

 

A última edição do Brasil Tecnológico foi realizada na Colômbia no ano passado. Ela contou com a participação de 51 empresas brasileiras que realizaram 321 novos contatos e negócios da ordem de US$ 55,4 milhões. A Apex-Brasil já promoveu seis edições do Brasil Tecnológico: Cidade do México (México), Johanesburgo (África do Sul), Moscou (Rússia) e Bogotá (Colômbia).

 

Siga a Softex nas Mídias Sociais:

Twitter: @SOFTEX_NAC

Facebook: https://www.facebook.com/softexnacional/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/softex_3?trk=company_logo

 

Conheça a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 21 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Sobre a Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras.