BRASIL SERÁ REPRESENTADO POR 19 EMPRESAS NA FEIRA ISM 2017



BRASIL SERÁ REPRESENTADO POR 19 EMPRESAS NA FEIRA ISM 2017

 

O Brasil estará representado por 19 empresas com exibição de 20 lançamentos na ISM 2017, uma das mais importantes feiras de confectionery do mundo.  A participação nacional no evento é fruto do Brasil Sweets and Snacks, projeto setorial de promoção de exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  O evento será realizado em Colônia, na Alemanha, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e contará com a presença de milhares de visitantes de todo o mundo.

 

Brasil Sweets and Snacks é o Projeto de promoção às exportações da indústria brasileira de confectionery e snacks, parceria entre Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados e a Apex-Brasil. Juntas promovem a participação do setor em feiras internacionais, projetos compradores e missões entre outras atividades desde 1998. As empresas exportadoras estão presentes em mais de 140 países, consagrando o Brasil como um trader global no setor.

 

Reformulada em 2016, um ano após a fundação da associação, a marca Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes resulta da posição da indústria com vistas à promoção de seus produtos no mercado internacional. A iniciativa também denomina a parceria entre a ABIMAPI e a Apex-Brasil, que juntas atuam em favor das exportações desde o ano 2000, quando o setor estava representado pelo Sindicato das Indústrias de Biscoitos e Massas Alimentícias no Estado de São Paulo (SIMABESP). Com mais de 15 anos de existência, a parceria ABIMAPI e Apex-Brasil promove 40 empresas que representam cerca de 70% das exportações nacionais destinadas a mais de 80 países nos cinco continentes.

 

Milena Boggio, que agora assume a vice-presidência do setor de Exportação da ABICAB comenta sobre a relevância do evento. “A ISM permanece como a Feira mais importante do nosso setor. Com uma ampla oferta de produtos, que inclui chocolates, balas, biscoitos e matéria-prima, o evento reflete a maior oferta de doces e snacks do mercado mundial e o Brasil não pode ficar de fora dessa vitrine”, afirma. “As expectativas para a próxima edição são muito boas para as empresas brasileiras com oportunidades reais de desenvolvimento de novos clientes e novos mercados, além de acesso a tendências e estudo de concorrentes. O evento também é um meeting point para o fortalecimento dos relacionamentos já estabelecidos”, complementa a vice-presidente.  Na última edição, US$ 4,2 milhões foram gerados em negócios com empresas brasileiras. Cerca de 38,5 mil visitantes estiveram no evento, que possibilitou a realização de 626 contatos.

 

Já a ABIMAPI terá seis empresas expositoras do setor – Bauducco, Bela Vista, Dallas, Marilan, M Dias Branco e Visconti, além de uma empresa em prospecção, a Piraquê. Na edição de 2016, foram realizados 472 contatos, sendo Austrália, Coréia do Sul, EUA, Palestina, Japão, Marrocos e Uruguai os principais países interessados. Os negócios fechados renderam US$ 1,5 milhão com expectativa de chegar a US$ 4 milhões em até 12 meses. Para este ano são esperados US$ 5 milhões em negócios.

 

Claudio Zanão, Presidente da ABIMAPI afirma que a participação das empresas da ABIMAPI na ISM é de extrema importância. “Iniciamos o ano impulsionando as exportações do nosso setor. Apesar de ocorrer na Alemanha, a feira atrai compradores e distribuidores de todo o mundo e nossos associados compreendem a relevância do evento pela qualidade e diversidade dos contatos firmados. Notamos particular interesse de países do Norte da África e Oriente Médio, que são os mais frequentes em visitação”.

 

Lançamentos da indústria brasileira

 

Na 29ª. edição da Feira, as empresas associadas à ABICAB presentes são: Berbau, Chocolates Garoto, Docile, Dori, Embaré, Enova Foods, Harald, Montevérgine, Neugebauer, Peccin, Jazam, Riclan e Simas. Entre os lançamentos e destaques, no total, serão mais de 20 produtos exibidos na ocasião.

 

 

EMPRESA

NOVIDADES

Berbau Balas Finas

Fiesta Mix: novidade de balas duras, recheadas e mastigáveis e pirulitos sortidos em embalagem de 1,7kg

 

Docile

 

Pastilhas Minty, Mini Maxmallows, nova embalagem do Rolly Mints e novos formatos de Gelatines em embalagem de 1kg

 

Garoto

Baton Creme de Morango, Chocolate Branco com Biscoito Negresco, Nova Caixa de Bombons com 19 sortidos sendo 12 variedades brasileiras, Talento de Chocolate Branco com Doce de Leite Crocante e Bombom de Chocolate com recheio de Amendoim Crocante

 

Jazam

Ducrem sabor Tutti-Frutti, sucesso no universo das crianças, e Ducrem sabor Morango com leite condensado, que faz os gostos nas festas infantis

 

Montevérgine

 

Wafer Roll em embalagem de 20g, sugestão para lancheiras infantis

 

Peccin

Chocolates Ever, utiliza conceito moderno e ingredientes refinados. Chocolates Quattro, propõe entregar uma leveza ao consumidor. Chicletes Vampirito, apresenta formato inovador por ser drageado e por possuir recheio líquido com um apelo para divertir seu público-alvo

 

Riclan

Pirulitos PopMania Maxxi 28g com coloração de língua e recheio de goma de mascar nos sabores cereja e framboesa

 

Simas

Pirulitos CherryPop no sabor de algodão doce tem duas cores, rosa e azul, e é preenchido com goma de mascar, Super CherryPop Mix, com cinco sabores diferentes, Sweet Discs Candies, com 8 cores e sabores diferentes e Pirulitos Chocomelo Chocolate, com recheio de caramelo ao leite

 

 

Mercado externo

 

Diversas indústrias do setor registraram aumento nas exportações neste ano. Harald, Simas e Enova Foods, cresceram em 10%, 20% e 75%, respectivamente. Sem lançamentos este ano, a Harald alavancou as vendas para a Argentina e aumentou as operações com Bolívia e Paraguai e a Enova Foods registrou aumento de cinco países no portfólio. Já a Embaré apostará na ampliação da capacidade produtiva da linha de balas mastigáveis voltadas para o mercado externo, tendo como alvos os EUA e a Rússia.

 

A estratégia da Dori para o mercado externo é exportar gomas de amido, gomas de gelatina, pirulitos duros e mastigáveis e balas duras. A exportação da empresa é realizada de forma direta ao varejo, com distribuidor exclusivo em cada mercado-alvo. Essa prática vai de encontro com a mesma tática da Neugebauer, que possui a expectativa de abrir novos mercados durante o evento.

 

Entre os mercados conquistados recentemente pelas empresas, estão: Argélia, Cabo Verde, Coreia do Sul, Etiópia, Guiné, Haiti, Ilhas Mauricio, Itália, Líbia, Marrocos, Nigéria, Omã, Portugal, Qatar, Reino Unido, Rússia, São Tomé, Sudão e Tanzânia.

 

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Projeto Brasil Sweets and Snacks, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.